Marcadores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Meu currículo ministerial

Certa vez me falaram que as igrejas escolhem seus futuros pastores com base em seus currículos ministeriais. Como sou pastor auxiliar e, um dia, alguma igreja pode desejar me entrevistar para tornar-me pastor-presidente, decidi colocar abaixo o meu currículo.

1. Pecador convicto: Assumido desde 1991, quando aceitei o sacrifício propiciatório de Cristo para expurgar minha natureza pecaminosa e dar-me vida eterna.

2. Homem falho: Sou cheio de defeitos e peço sempre a Deus que me conserte e me oriente no objetivo de aprimorar-me e alcançar a estatura de varão perfeito, algo que sei que não alcançarei nesta vida.

3. Servo de Cristo: Disposto a fazer o que Ele ordenar para minha vida. Sempre penso em perguntar a mim mesmo, antes de qualquer decisão a tomar, "Em meus passos, o que faria Jesus"?

4. Escravo da Palavra de Deus: Não admito teologias vindas de revelações espúrias ou opiniões humanas. Se a Palavra de Deus não trata do assunto, é anátema para mim.

5. Líder servidor: Não gosto de tomar as glórias dos trabalhos para mim, e me policio diariamente contra o ego que insiste em se inflar, a cada elogio recebido. Prefiro fazer minha equipe brilhar, minha igreja crescer, trabalhando para ajudar os outros a alcançarem seus potenciais. O crescimento da igreja não vem do pastor, vem das ovelhas, pois é ovelha que gera ovelha.

6. Adulto, mas nem tanto: Gosto de debates filosóficos e gosto de jogar bola. Adoro meditar sobre a vida e sobre a escalação do meu Flamengo. Leio Teologias Sistemáticas e revistas em quadrinhos. Assisto documentários históricos e filmes de desenho animado. Ouço música clássica e rock. Sou sério quando preciso e jovial sempre que posso.

7. Líder de prioridades: Deus, família e igreja. Nesta ordem. Se tiver que escolher entre o recital dos alunos de minha esposa e uma vigília de oração, vou para o recital sem piscar duas vezes.

8. Homem de visão definida: Pessoas antes de coisas.

9. Contemporâneo, mas nem tanto: CC, HCC e cânticos espirituais possuem a mesma importância no culto e nunca devem ser singularmente priorizados. Nenhuma melodia é tão boa que não possa ser modernizada ou transformada para se moldar às necessidades da igreja.

10. Conteúdo antes da forma: Prefiro 10 adolescentes de bermuda no culto matutino do que 10 adolescentes de sunga na praia, porque não querem ir de calça à igreja debaixo de um calor de 40 graus.

E quanto ao resto, é tudo consequência deste currículo. Lugares diferentes trarão projetos e resultados diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário