Marcadores

sábado, 14 de setembro de 2013

Autoridade Pastoral - As falsas fontes - O título

Após analisarmos os textos específicos utilizados pelos defensores da Autoridade Pastoral irrestrita, vamos analisar as fontes de onde supostamente se originam a autoridade de um pastor, para buscarmos entender se estas fontes podem ser utilizadas para embasar uma obediência ao pastor ou não.

A primeira coisa que precisamos notar é que existem fontes utilizadas por pastores das mais diversas igrejas que eles entendem ser balizadoras de sua autoridade. No entanto, nem todas estas fontes são verdadeiras de acordo com a Palavra de Deus, e hoje iremos destrinchá-las uma a uma.

A primeira fonte que aparece é a do próprio título.

-Isso quer dizer que um pastor não pode se valer de seu título para ser obedecido?!

Pois é, é exatamente isso.

-Mas como?

Simples: A própria Palavra de Deus afirma que nem todos que se denominam pastores são pastores legítimos. Os textos abaixo servem para a figura pastoral neotestamentária, pois estes possuem a função de profeta, ao denunciar as mazelas do mundo, e mestre, ao explicar a sã doutrina:

"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". 2 Pedro 2:1

Um corolário importante é que nem todo aquele que aparece fazendo milagres por aí é necessariamente uma pessoa de Deus:

"Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos". Marcos 13:22

Pessoas podem fingir que são obreiros de Deus? Claro que sim:

"Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo". 2 Coríntios 11:13

E como eles fazem isso? Fingindo que são bondosos, vestindo uma capa de santidade para ocultar suas intenções verdadeiras:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores". Mateus 7:15

Bom, neste caso, o que o crente deve fazer? Deixar a igreja, como disse determinado pastor em recente mensagem, que falou para não tocar no pastor, mesmo se ele for um comprovado ladrão, porque se tocar no ungido pode dar morte?

"Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas. Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam." 1 Timóteo 5:19-20

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". 1 João 4:1

Ou seja, fica claro, ao estudarmos a Palavra de Deus, que um pastor pode SIM ser um falso pastor e que há parâmetros que ele deve seguir, para ser obedecido nos padrões de Hebreus 13.17 (texto dissecado ontem). São textos bastante contundentes, que não demandam grande interpretação para entender. Afinal, se título fosse sinônimo de unção, teríamos que aceitar tudo o que os Macedos, os RR Soares e os demais mercadores da fé modernos pregam, indiscriminadamente.

Na próxima oportunidade, veremos outra fonte na qual a autoridade pastoral não deve ser baseada. Até lá.

PS.: Mas só tem falso pastor na igreja? Claro que não, tem falso irmão também, e estes muitas vezes trabalham para derrubar o pastor. Mas esta questão trabalharemos mais à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário