Marcadores

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

História Eclesiástica I: Aulas 11 a 13: Início das Mudanças

A primeira parte de nosso curso de História Eclesiástica termina com três aulas, apresentando o início das mudanças na sociedade medieval e na Igreja Católica que levariam à Reforma Protestante.

Na aula 11, trabalhamos os movimentos de Cruzadas, importantes para o fim da estagnação territorial e comercial europeus, além de tratar de algumas reformas monásticas e do surgimento da Teologia Escolástica, de Tomás de Aquino.



Na aula 12, trabalhos as tentativas de reforma interna à igreja, conhecendo o trabalho dos místicos medievais, pré-reformadores e o Movimento Conciliar, que ajudou a encerrar o Segundo Grande Cisma da Igreja Católica, conhecido como Cativeiro Babilônico.



Por fim, encerramos esta primeira parte do curso apresentando os movimentos de oposição externa ao papado, com o surgimento da Renascença, movimento Humanista e advento das Nações-Estado.


História Eclesiástica - Sem I Aula 13: Oposição Externa from André Falcão

Em breve, estaremos adicionando as aulas da segunda metade do curso, onde trabalharemos a história da Igreja Cristã a partir da Reforma Protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário