Marcadores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sentimentos que nos tornam cristãos: Arrependimento (Mensagem proferida na PIB Grajaú)

Texto-base: Salmo 51.1-17

Introdução

Nós vivemos em um mundo surreal. Nestes tempos pós-modernos, prega-se uma vida individualista, em que o que vale é a própria pessoa se dar bem, à custa de todos os outros. É normal ouvir histórias de pessoas sendo passadas para trás no trabalho, na vida sentimental, no casamento, na igreja.


O pecado humano, porém, não é algo novo. O individualismo, a tentativa de passar a perna no outro para tentar se dar bem, é algo que vai longe na história humana.


Quando a gente pensa nesta situação, percebemos que o que nos diferencia das pessoas do mundo é o fato de que nós dizemos que vivemos segundo uma consciência divina, superior, ao contrário do homem, que vive segundo sua própria consciência pervertida pela sociedade atual.


A Bíblia nos ensina que, mesmo sendo pessoas retas de coração, podemos acabar tendo desvios de conduta, que nós chamamos de pecado. A forma como lidamos com isso é que nos torna pessoas mais corretas.

Estudando o texto e seu contexto

Um dos maiores exemplos de pecado e como o pecador lidou com isso, na Bíblia, é a história de Davi e Bate-Seba. Esta história que se desenrola demonstra uma série de desvios de conduta de Davi que o levam a pecar seriamente contra Deus e causar a decadência de seu reino.

1º Conforme 2 Sm. 11.1, em vez de ter ido à guerra, Davi mandou seu subordinado para fazê-lo.


2º Conforme o v.2, Davi não estava ocupado no dia, passeando pelo seu palácio em vez de trabalhar.

3º Conforme o v.4-5, Davi possuiu a moça, mesmo sabendo ser ela casada, e acabou engravidando-a, causando um problema.

4º Conforme os v. 6-13, Davi tentou fazer Urias, marido de Bate-Seba, possuí-la para garantir que seu pecado seria oculto. Urias, porém, não o fez.

5º Conforme os v.14-17, Davi mandou Urias pra frente de batalha, sabendo que, naquela posição, ele morreria, para poder desposar Bate-Seba e ocultar seu pecado de outra forma.

Esta seqüência de fatos tortos e tentativas covardes de mascarar seu erro fizeram com que Davi perdesse a criança que lhe nascera, além de ter suas mulheres tomadas por seu filho Absalão futuramente, na frente de todo o povo.


Esta situação de pecado poderia ter desviado completamente o caráter de Davi, se ele não tivesse pedido perdão a Deus pelo seu erro. Seu pedido de perdão, belissimamente apresentado no Salmo 51, mostra alguns sentimentos que o cristão deve demonstrar, para mostrar que se arrependeu de seus erros.

1º Penitência (v. 1): O cristão deve mostrar consciência de que o salário do pecado é a morte e pedir a Deus que Ele se compadeça de sua situação.

2º Desejo de santificação (v. 3, 7, 9-10): O cristão deve mostrar desejo de não só ter seu pecado perdoado, mas ter sua vida completamente lavada e purificada do mal.

3º Reconhecimento do erro (v. 4-5): O homem deve reconhecer que não só pecou, como é pecador e que precisa de uma ação divina para ser limpo.

A conseqüência do perdão oriundo deste arrependimento é:

1º Renovação da alegria da salvação dentro de si (v. 12)

2º Desejo de ensinar os caminhos de Deus ao próximo (v. 13)

3º Desejo de louvar a Deus pelos livramentos (v. 14-15)

4º Quebrantamento de coração, como propósito de adorar a Deus (v. 16-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário