Marcadores

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Análise de Louvores - Invoca-me - Toque no Altar

Prezados,

Tendo em vista o fato de estar trabalhando para difundir o curso de História Eclesiástica que ministrei no Seminário Teológico Shalom, entendi que deveria voltar a trabalhar um pouco no blog. A área que mais tem sido requisitada é a de Análise de Louvores, onde verificamos a teologia por trás da música e damos nosso veredito, com base na Palavra de Deus, sobre a sua biblicidade.

Hoje, resolvi pegar uma música cuja análise havia sido solicitada no comentário de outra análise. É Invoca-me, do Toque no Altar. Vamos a ela:

Invoca-me e Te Responderei,
Confia, Descansa o Coração.
Porque Eu Bem Sei, O Que Penso de Ti
Espera e Te Darei O Melhor
Nas ondas bravias do mar
Sossega a tua alma

Eu Sou o Senhor que Te Cura,
Jeová Rafa o Teu Deus!!!
Que Cuida de Ti e nunca Te Abandonarei.
Ponha tua fé em Meu Nome,
E faz uma prova de Mim.
A Tua oração Eu já recebi,
E Te Responderei com Poder!!!

Confia, Espera, Estou contigo, Nunca te abandonarei...

Avaliando a letra da música, percebemos que ela evoca algumas passagens da Bíblia, como Jeremias 33.3, Salmos 37.7 e Mateus 8.33-37. O sentido da letra é clara: Uma declaração de Deus ao fiel, de que este pode confiar na divina provisão para ser sustentado durante os momentos de dificuldade em sua vida. É uma letra bem construída, com uma melodia igualmente interessante. Várias foram as vezes que entoei este cântico, como ministro de louvor, e sempre fui impactado por ele.

A minha única dificuldade com esta música é o fato dela estar na primeira pessoa do singular. Explico: Quando a entoamos, parece que somos o próprio Deus afirmando tais coisas. Por conta disso, sempre que ministrava, lembrava a congregação a pensar Naquele que sempre está ao nosso lado, nos acalentando com palavras como essas. Referenciava a todos para irem à Bíblia e lembrar de quão maravilhosas são estas promessas. Não promessas de riquezas ou grandeza, mas promessas de fortaleza e segurança. 

Tirando o pequeno detalhe acima, que todo ministro de louvor deverá trabalhar ao apresentar a música, não vejo problemas neste que é um dos mais belos cânticos que já entoei como ministro de louvor. 

Um comentário: