Marcadores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Análise de Louvores: Festival Promessas: Me ama - Diante do Trono (Ana Paula Valadão)


Boa tarde, prezados amigos e leitores. Hoje, estaremos analisando a segunda música apresentada pelo grupo Diante do Trono no Festival Promessas, da Rede Globo. Esta música, eu confesso, não conhecia antes do Festival. Porém, iremos analisar seu conteúdo teológico conforme a Bíblia, como temos feito com os outros louvores apresentados:
Tem ciúmes de mim
O Seu amor é como um furacão
E eu me rendo ao vento de Sua misericórdia
Então, de repente não vejo mais minhas aflições
Eu só vejo a glória
E percebo quão maravilhoso Ele é
E o tanto que Ele me quer

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou

Me ama
Ele me ama
Ele me ama
Ele me ama (2x)

Somos Sua herança
E Ele o nosso galardão
Seu olhar de graça nos atrai à redenção
Se a graça é um oceano, estamos afogando
O céu se une à terra como um beijo apaixonado
Meu coração dispara em meu peito acelerado
Não tenho tempo pra perder com ressentimentos
Quando penso que Ele (me ama...)


A primeira coisa que salta aos olhos, ao estudar a música, é a falta da menção a Deus na música. Apesar da letra, circunstancialmente, falar sobre Deus e seu amor pelo povo, a letra em si não apresenta isso. Portanto, para apresentar este louvor, o ministro precisa enfatizar que está se falando do amor de Deus pelo homem. 
Outro detalhe que surpreende na letra é a confusão de termos que ela apresenta, dificultando a compreensão de uma pessoa não crente. "Vento de sua misericórdia", "Eu só vejo a glória", "Ele é o nosso galardão", "olhar de graça", todos são termos de difícil compreensão para uma pessoa que está chegando à igreja pela primeira vez. São, portanto, termos que demandam uma pesada ministração para serem explicados (a ideia de que Deus é nosso galardão aparece apenas em Gn. 15.1 em referência a Abrão, e parece ter um sentido muito específico ao texto).
Por fim, o sentimentalismo é marca clara do texto. Esse é um cuidado que precisamos ter em nossas comunidades, pois muitos vão à igreja apenas para viver uma catarse emocional, esquecendo-se de prestar atenção na ministração da Palavra de Deus, que deve sempre ser o ponto alto do culto. 
Amanhã, estudaremos a penúltima música do Festival Promessas, a última do Diante do Trono. Até lá.

17 comentários:

  1. Louvo a Deus por saber que ainda existe pessoas que analisam a letra de uma música em especial aquelas que são usadas como ministração de louvor ao Deus soberano. Muitos Pastores não tem tido esse cuidado e alimentam em especial em nossos jovens e imaturos na fé esse descuido. Pela análise feita, com a qual concordo plenamente diria que ela não é própria ou indicada para o canto congregacional. Visto que a função da música na Igreja é trazer edificação e não confusão. Jucimára

    ResponderExcluir
  2. Respeito sua opnião mas entendo que se não elevarmos o nivel de nossas pregações, de nossas canções, continuaremos sempre tomando leitinho e não alimentos sólicos. A igreja precisa se acostumar com termos sofisticados, se houver duvida cabe ao ministro saná-las ou ministrar aos musicos antes de leva-la a congregação. Caso contrário o povo evangélico sempre terá o estigma de povo sem cultura.

    ResponderExcluir
  3. Convido as pessoas a acessarem o link e verem o testemunho dessa cancao! Pois a musica que o Diante do Trono canta eh uma versao, o original esta em ingles, e ha uma historia muito linda e forte por traz dessa cancao!!http://www.youtube.com/watch?v=LdfGUqEZ2LM Ana Paula tentou traduzir o que o verdadeiro autor tentou dizer, no ingles essa musica tem muito mais profundidade!!
    Creio que devemos sim analisar as letras e cancoes que estao sendo ministradas na igreja, mas devemos tomar o cuidado para nao filtrarmos de mais a ponto de dizer que cancoes que estao fazendo diferenca no mundo, nao seja apropriada para cantar!

    ResponderExcluir
  4. concordo, faz muito tempo que prefiro nao ouvir DT faz tempo....

    ResponderExcluir
  5. Já faz algum tempo que tenho tido o cuidado de cantar algumas músicas "gospel". Analisando as letras, vejo que há muita coisa que não condiz com a Bíblia. Em algumas músicas, nem se quer é mencionado o nome de Deus ou Jesus. Acho que o louvor deve ser direcionado ao único que é digno de o recebê-lo. Em visita à algumas igrejas, no momento do louvor, fico decepcionada, com o perdão da palavra, pois cantam qualquer coisa, mas em momento algum exaltam e adoram ao Grande Deus. Pra finalizar, eu tinha pelo menos 400 músicas no meu computador. Comecei a filtrar as letras das músicas, restaram apenas umas 30 que escuto. E essas 400 músicas são de grupos de louvor muito conhecido em todo o país.

    ResponderExcluir
  6. Amados irmãos,Deixemos as emoções que uma boa melodia e uma excelente harmonia trás,analizando a letra da musica friamente...não consigo enxergar Deus tendo ciúmes (obra da carne Gálatas 5:20)
    e por mais que entenda A Graça ´sendo um oceano(quantidade)não consigo vizualizar Afogamento(exesso que faz mal até mata) a Graça nunca faria mal e é a medida certa.É o Que vejo e que sinto em relação a essa Musica...A Graça de cristo a tds sem afogamentos.PAz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ao falar na letra "Afogamento" ela refere-se a abundância e não a morte!

      Excluir
  7. Erro da analise: " Palavra ponto alto do Culto" sem sentido isso. O culto deve ser completo. É dos louvores até a palavra!

    ResponderExcluir
  8. o importante e sabermos q Deus no caso ele nos ama criticar a palavra de Deus e facil vai lá e ministra melhor do que ela CRENTE FARISEU fala de nós + qro ver ser nós

    ResponderExcluir
  9. gostei da sua explicação ,´pois quando eu li a letra não consegui sentir coisa boa ,e resolvi pesquisar e somente,confirmou o que senti no meu coração. obrigada! e gostaria de conhecer outros louvores subliminares

    ResponderExcluir
  10. O Seu amor é como um furacão, o que um furacão faz? Destroi

    ResponderExcluir
  11. Temos sim q analisar as letras, mas, mas, mas o próprio Jesus usava espressoes que não eram literais, ou todo mundo vai ter que arrancar o olho, ou a mão se essa o faz pecar? Ou será q era isso que Jesus dizia literalmente? Se a letra vai contra a Bíblia temos sem que questionar, mas expressoes, parabolas, podemos sim não gostar, mas dizer que são erradas na minha opinião não podemos fazer!

    ResponderExcluir
  12. Faltou analisar a parte que fala que o amor de Deus é como um furacão, termo incorreto para se falar do amor de Deus. Furacão, destrói, arrasa, devasta. E que estamos afogando? Como assim? Se afogar é bom?
    Diante do trono já está exagerando em suas composições, fugindo da Bíblia que o que norteia a vida de um seguidor de Jesus Cristo.
    E por que tanto "Ele", ele quem? Parece que ela faz de mal gosto. O nome do nosso Deus não é Ele, Jesus Cristo é o seu nome.
    AS pessoas já estão "variando" em suas próprias ideologias e loucuras.

    ResponderExcluir
  13. Toda música deve sim ser analisada, porque quando se trata de fazer pra Deus, tudo deve estar dentro da palavra. Todo cuidado é pouco. Não esqueçam, estamos falando do nosso amado Pai, nosso Deus. Não se dirige qualquer tipo de louvor a Ele.

    Graça e Paz amados, sejam cautelosos!

    ResponderExcluir
  14. Será que ninguem percebe que nessa musica, mesmo que sem a intenção do autor, apresenta conteúdo "sexual".
    Li a letra tirando da mente que é gospel e só consegui chegar a essa conclusão.

    O céu se une à terra como um beijo apaixonado
    E meu coração dispara em meu peito acelerado
    Não tenho tempo pra perder com ressentimentos...

    claramente fala de um casal.

    ResponderExcluir
  15. Eu creio que está música está em um contexto fora da Bíblia, o primeiro é TEM CIÚMES DE MIM, a biblia 1 corintios 13:4 que o amor não arde em ciumes, segundo O SEU AMOR É COMO UM FURACÃO : O furacão destrói, então o amor de Deus é destrutivo? Não o amor constrói. Não tocamos este tipo de música.

    ResponderExcluir