Marcadores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Análise de Louvores: Festival Promessas: Preciso de Ti - Diante do Trono (Ana Paula Valadão)

Boa tarde, pessoal. Hoje, estaremos entrando na reta final da análise de louvores do Festival Promessas, apresentado pela Rede Globo no mês de dezembro. O festival terminou com a apresentação do grupo Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha. Foram três músicas apresentadas no festival. Esta foi a primeira delas: Preciso de Ti. Vamos à letra:


Preciso de Ti
Preciso do Teu perdão
Preciso de Ti
Quebranta meu coração
Como a corça anseia por águas assim tenho sede
Como terra seca assim é a minh'alma
Preciso de Ti

Distante de Ti Senhor não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor
Mais que o ar que eu respiro
Preciso de Ti

Não posso esquecer
O que Fizeste por mim (Fizeste por mim)
Como alto é o céu
Tua misericórdia é sem fim
Como um pai se compadece dos filhos assim Tu me amas (Me amas)
Afasta as minhas transgressões
Preciso de Ti (Senhor)

E as lutas vêm tentando me afastar de Ti
Frieza, escuridão procuram me cegar
Mas eu não vou desistir
Ajuda-me Senhor
Eu quero permanecer Contigo até o fim

Esta música possui uma belíssima melodia e uma letra também muito bonita. Já cantamos esta música tantas vezes na minha igreja que ela já foi meio deixada de lado, mas sempre que precisamos de alguma música inspirativa contemporânea, voltamos a ela. 
A teologia da música não apresenta problemas nítidos. A ideia é a de uma pessoa que reconhece que depende do Senhor para sobreviver. Alguns trechos da música foram extraídos do livro de Salmos. É a típica música que pode ser usada no apelo de mensagens evangelísticas e de reconciliação com o evangelho.
A música contém duas questões que precisam de cuidados, porém: Primeiro, o evangeliquês se faz presente em algumas partes. "Quebrantar" não é um verbo lá muito conhecido do povo em geral. "Corça" também não é um animal muito conhecido. São apenas dois detalhes que, com uma rápida ministração, podem ser sanados. 
Outra questão da música é que ela é daqueles louvores que o fiel deve pensar MUITO antes de cantar, sob o risco de tornar-se hipócrita. A música fala que não conseguimos viver distante do Senhor, contudo sabemos que muitos apenas cantam esta música e não possuem uma vida de intimidade com Deus, não procuram seguir ou sequer conhecer os seus caminhos, conforme descritos na Palavra de Deus. A música também fala para Deus afastar as nossas transgressões, o que interpreto como um pedido de perdão. Contudo, o perdão depende de arrependimento, e não vemos muito isso em nossas igrejas. Afinal, se prega tão pouco sobre pecado hoje em dia que não há como se pensar em arrependimento, caso isso aconteça. 
Enfim, o fato é que, apesar da música ser muito bela e correta teologicamente, todo ministro precisa alertar as pessoas ao que está sendo cantado. As pessoas precisam ter consciência de que o louvor não é só cantar, mas é incorporar em sua vida as suas letras. Se não for feito isso, o louvor é vazio e desagrada ao Senhor (Isaías 1). 
Amanhã, estaremos estudando outro louvor do Diante do Trono. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário