Marcadores

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Análise de Louvores: Festival Promessas: Restitui - Davi Sacer


Boa tarde, prezados irmãos e leitores. Hoje estamos retornando com nossas análises de louvores do Festival Promessas, desta vez estudando a outra música de Davi Sacer que foi entoada no programa da Rede Globo. A música é muito conhecida e cantada, porém tem um grave problema. Vamos à análise da música "Restitui":

Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que este é teu fim
Não é o que Deus planejou
Levante-se do chão erga um clamor

Restitui eu quero de volta o que é meu
Sara-me e põe Teu azeite em minha dor
Restitui,
E leva-me a águas tranquilas
Lava-me
E refrigera minha'alma
Restitui

E o tempo que roubado foi
Não poderá se comparar
A tudo aquilo que o Senhor
Tem preparado ao que te amar
Venha porque o poder de um clamor
Pode ressuscitar

A música possui uma bela melodia, porém ela tem um grande problema na sua teologia: A ideia de que os sofrimentos que passamos neste mundo não podem ser o plano de Deus para nós. 

Esta visão da vida tem muito a ver com a Teologia da Prosperidade, que diz que Deus tem planos para nós que são planos de riqueza, saúde e maravilhas especiais. 

O problema é que a Bíblia possui inúmeros exemplos em que as pessoas sofreram por causa da ação de Deus, em geral para ensino ao povo ou à pessoa sobre seus maus caminhos: Israel, quando arrasada pela Assíria; Judá, quando levada ao cativeiro; Ananias e Safira, por mentirem quanto ao seu propósito de doarem o valor de uma propriedade integral à igreja;  Em outros casos, as aflições que sofremos vieram de Deus para nos provar, como Jó, ao perder seus filhos e bens, Abraão, ao ter que sacrificar Isaque (apesar de Isaque ter sido salvo por Deus no momento final), dentre tantos outros.

Além disso, a música tem outro grave problema: A música, no refrão, possui uma ordem: "Restitui! Eu quero de volta o que é meu!". O problema está em dois pontos:

1. Como vimos, podemos passar por dificuldades neste mundo exatamente porque Deus assim quis, em sua soberana vontade, para nos ensinar algo ou provar a nossa fé. 

2. Nada do que temos neste mundo é verdadeiramente nosso. De fato, não levamos nada daqui para o outro mundo. Paulo nos lembra que devemos buscar as coisas que são do alto (Cl. 3.1,2). Jesus também alertou sobre o fato do discipulado poder causar problemas familiares (Lc. 12.51-53) e que passaríamos por aflições neste mundo (Jo. 16.33). 

Por fim, vale notar a última frase: "O poder de um clamor pode ressuscitar". Isso beira à Confissão Positiva. De fato, somando isso ao refrão, vemos que a ministração é toda voltada para que o fiel possa "tomar posse" de sua vitória. O fato é que não é o clamor que tem poder para ressuscitar algo, e sim Deus Todo-Poderoso. E mais: Se Ele não quiser, nada será ressuscitado. Tiago morreu à espada, Paulo foi decapitado, Pedro foi martirizado, tantos outros cristãos morreram sacrificados. E a ressurreição deles não foi nesta vida, mas na próxima. 

O fato é que nem tudo nesse mundo que acontece conosco é culpa do Diabo. Porém, o fato é que muitas coisas acontecem conosco por nossa própria culpa ou pecado. Por causa disso, precisamos pensar direito nas causas do que aconteceu conosco para sabermos o que e como iremos pedir a Deus, ou o que precisaremos mudar em nós mesmos. E isso não é fatalismo: É a realidade bíblica. Coisas acontecem, por vontade divina ou por consequencia do pecado humano. Resta a nós entender a quem cabe o que e trabalhar de acordo.

Amanhã, estaremos entrando na reta final de nossos estudos, vendo a primeira das três músicas do Diante do Trono entoadas no festival. Até lá.

3 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=WH1B1Q31Vh8

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amados, Sempre gostei deste louvor, e devo concordar que o posto de vista defendido pelo Pr. André dos Santos tem base bíblica. No entanto devo pontuar que o que entendi desse louvor sempre foi que a pessoa perdeu alguem ou algum familia ou pessoa amada e chegou ao fundo do posso sem motivos para viver, pensando ser seu fim. E o que a musica diz é que Deus não planejou que o seu fim e com o fim da outra pessoa que morreu, e pedi para a pessoa se levantar do chão e erguer um clamor, onde veja o que a pessoa pela para restituir não são coisas materias veja..

    Restitui eu quero de volta o que é meu
    Sara-me e põe Teu azeite em minha dor (que a dor pare)
    Restitui,
    E leva-me a águas tranquilas (que a pessoa volte a ter paz)
    Lava-me
    E refrigera minha'alma (que acalme a alma)
    Restitui

    E por ultimo diz que o TEMPO que roubado foi.. ou seja novamente nada material...

    A tudo aquilo que o Senhor
    Tem preparado ao que te amar (também não diz que tem preparado aqui na terra, poderia ser no céu)

    Venha porque o poder de um clamor
    Pode ressuscitar (Nesta última frase é que realmente ficou um pouco estranha... que seria a fé e não o ato de clamar.. e se DEUS quiser ressuscitar ...se ele não quiser não vai)

    Bem sempre entendi a música dessa maneira...
    Se não é este o sentido que ela foi escrita acho que esteva entendendo errado. rsrsrs

    Fica na Paz irmão.

    ResponderExcluir