Marcadores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cultivando o amor à leitura da Bíblia (Texto-base: Lc. 24. 33-36, 44-48)

Mensagem ministrada na PIB Grajaú no culto noturno de 08/01/2012

Texto-base: Lc. 24. 33-36, 44-48.

Introdução: Nós vivemos em uma igreja iletrada da Bíblia. Se fizéssemos uma breve pesquisa na igreja, veríamos que a grande maioria nunca leu a Bíblia por completo, e a metade talvez nunca tenha lido sequer um evangelho inteiro.

Os motivos para esta falta de interesse pelo estudo da Palavra de Deus são muitos.

1. Comodismo espiritual: A relação com Deus é acomodada porque a pessoa já se dá por satisfeita de estar salva. Muitos se acomodam acreditando na palavra pastoral, sem conferir.
2. Descrença nas verdades bíblicas: A pessoa não aceita, pela fé, algumas situações que a Bíblia apresenta.
3. Domínio do pecado: A pessoa não quer ser transformada, então não lê a Bíblia para não ser confrontada com seus erros.

Por causa disso, muitos acabam caindo ou se desviando dos caminhos do Senhor. Chateados por um ou outro detalhe da vida cristã, acabam deixando a igreja ou mesmo a sua fé em Cristo.

As desculpas para isso são inúmeras, e todas elas poderiam ser combatidas caso as pessoas se preocupassem em ler a Bíblia.

Verificando o texto bíblico usado como base para esta mensagem, percebemos que os próprios discípulos, após passarem 3 anos com Jesus, tiveram que ter suas vistas abertas para a compreensão das Escrituras. Isso se deve ao fato de que, futuramente, eles utilizariam as Escrituras Sagradas para provar aos judeus que Jesus era o Messias prometido (At. 3, 4, 7, entre outros). Ora, se os discípulos, que andaram com Jesus, precisaram disso, por que nós, que não o vimos, não precisaríamos?

Tendo isso em vista, pensei em alguns motivos que devem nos levar a ler e estudar constantemente a Palavra de Deus:

1. Compreender os ensinos de Deus (Is. 26.8,9; 2 Pe. 3.15-18, 2 Tm. 3.16)

2. Conhecer quem verdadeiramente foi Cristo (Lc. 24.27, At. 18.28).

3. Entender os relatos bíblicos em sua plenitude:

a. Por exemplo, a mulher do fluxo de sangue não foi curada de um mero mal físico por Jesus. Segundo Lv. 15.25, ela era impura cerimonialmente e devia ser excluída do convívio com a população. Jesus a purificou cerimonialmente, quando curou seu fluxo.

b. Outro exemplo é Davi, que teve inúmeros problemas com sua família que foram além de seu adultério com Bate-Seba (ausência durante a crise de Amnon/Tamar/Absalão, a não repreensão a Adonias)

c. A escolha de Joabe por Adonias, em vez de Salomão, pode ser devido ao fato de ambos serem seus primos (Joabe era sobrinho de Davi, segundo 1 Cr. 2.6)

4. Alimentar-se de palavras de vida (Jo. 5.39, 1 Co. 15.3,4, Rm. 15.4,5).

5. Compreender e combater as heresias (Mt. 22.29, 1 Tm. 6.9-12 - um dos inúmeros textos da bíblia que combater o amor ao dinheiro).

Conclusão: Todo mundo faz planos no ano novo: Dieta, exercícios, ir à igreja ou à EBD. Uma das mais frequentes no meio cristão é a leitura da Bíblia em um ano. Muitos iniciam, mas não terminam. Neste novo ano, ouse dedicar mais tempo livre seu para cultivar a leitura diária da Palavra de Deus. Troque uma novela, um filme, um jogo de futebol por algumas horas estudando o texto bíblico. Você verá como sua vida irá mudar, no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário