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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Má utilização da comunicação para divulgação de ideologias (aula ministrada no Seminário do Sul em 22/08/2012 - Missão e Comunicação)

Agenda:
1.     Definição do Aurélio de Moral e Ética.
2.     Falar sobre como a comunicação/propaganda/marketing são vitais para a mudança da conduta da população.
3.     Comentar sobre meios de comunicação usados para propagação de idéias e heresias de grupos religiosos sectários, como:
a.     Adventistas do Sétimo Dia
b.     Testemunhas de Jeová
c.     Mormonismo
d.     Cristãos Alemães
e.     Igrejas adeptas da Teologia da Prosperidade

1. Definição do Aurélio de Moral e Ética

Moral: Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

Ética: Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

2. Como a moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas por um grupo ou pessoa, fica claro que, quando uma comunidade deseja conduzir as pessoas a tomar determinadas posturas ou aceitar certos costumes, é necessário que tal mudança seja comunicada abertamente e validada por uma autoridade superior.

No meio secular, estas autoridades superiores agem em diversos momentos e instâncias na vida da pessoa. Por exemplo, até sair de casa, o jovem tem como autoridade superior seus pais, que educam seus filhos seguindo premissas que acreditam ser válidas. Ao saírem de casa, outras autoridades superiores que influenciam a vida da pessoa e suas crenças são o patrão no trabalho, o professor na universidade, o pastor na igreja, os amigos da escola e do trabalho.

A mídia entra como um papel secundário. A partir do momento em que as idéias que ela apresenta são consideradas como válidas para a pessoa, esta permite-se imbuir da visão apresentada pela mídia, alimentando a cultura da sociedade que atinge. Isso explica diversos padrões de comportamento e consumo na sociedade.

3. No campo religioso, a mídia também serviu como uma forma de disseminar os ideais de um grupo para a sua comunidade. No meio cristão, a forma de distinguir um padrão de conduta correto de um equivocado foi a utilização da Bíblia como regra de fé e prática. Com o tempo, a Tradição sobrepujou a Bíblia, mas com a Reforma Protestante, esta tomou novamente a centralidade da vida cotidiana do verdadeiro cristão.
Por conta disso, diversos líderes que adotaram visões estranhas e diferentes do normal tiveram que lidar com a Bíblia de forma a fazê-la traduzir aquilo que eles desejavam. Foram vários os meios de se fazer isso:

a.     Interpretando o texto a partir de questões periféricas: Os Adventistas do Sétimo Dia e, posteriormente, as Testemunhas de Jeová tentaram prever a volta de Cristo a partir de formulações matemáticas para tentar calcular precisamente a data de seu retorno. A partir de contagens feitas com ilustrações numerológicas de Daniel e do Apocalipse, estes grupos fracassaram em seu intento seguidas vezes (as TJs já tentaram adivinhar o retorno de Cristo sete vezes desde o séc. XIX).

b.     Adotando novos escritos/revelações divinas: Os Adventistas do Sétimo Dia possuem os escritos de Ellen G. White como revelação divina, no mesmo nível das escrituras. Seu clássico livro, “A Grande Esperança”, foi recentemente alvo de uma maciça campanha de evangelização por parte da seita no Brasil, tendo sido distribuídos mais de 6 milhões de cópias. Os Mórmons também possuem outros escritos ditos inspirados, como o Livro de Mórmon (conhecido como Terceiro Testamento) e o livro Doutrinas e Convenções.

c.     Alterando o texto bíblico: As Testemunhas de Jeová possuem uma versão própria da Bíblia, a Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras. Este livro foi traduzido a partir do Textus Receptus, versão do séc. XII do Novo Testamento que possuía diferenças gritantes em relação aos melhores manuscritos do NT. Além disso, a comissão de tradução da TMN adotou algumas liberdades com o texto, adaptando-o de acordo com os seus interesses e ensinamentos.

Os meios de divulgação de suas doutrinas e conceitos são:

1.     Revistas: Testemunhas de Jeová: Revista A Sentinela, editada pela Sociedade Torre de Vigia, sediada no Brooklyn, Nova Iorque, para todo o planeta.
2.     Jornais: Folha Universal.
3.     Rádio e Televisão: Programas de TV aberta e fechada (IURD, IMPD, Cresciendo em Gracia), posse de rádios (Rádio Gospel – Igreja Apostólica Renascer em Cristo).
4.     Livros: A Grande Esperança (Adventistas), Livro de Mórmon e Doutrinas e Convenções (Mórmons).
5.     Bíblias: TNM (Testemunhas de Jeová), Bíblias Anotadas (Batalha Espiritual e Vitória Financeira – ADVC).
6.     Músicas: Prisma, Arautos do Rei (Adventistas), Diante do Trono, Lion’s Face, dentre outros (igrejas adeptas da Teologia da Prosperidade).

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