Marcadores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Análise de Louvores: Maravilhosa Graça - Ministério Ipiranga

Provavelmente meus leitores devem estar achando que minha agenda com esse site é detonar a música gospel como um todo, de preferência as que fazem mais sucesso. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Minha intenção com as análises de louvores é demonstrar que é preciso compreender as letras das músicas para se saber o que se está cantando em nossas igrejas. Do contrário, o louvor pode levar a sérios problemas na vida de nossas ovelhas.

Como exemplo disso, gostaria de colocar abaixo um dos louvores mais primorosos que encontrei nos últimos tempos. A música também fala de milagres, porém sua letra tem uma conotação totalmente diferente das que vimos no post anterior. A música é "Maravilhosa Graça", do Ministério Ipiranga. Vamos à letra:

Quando tudo em mim era incerto
Os meus olhos já não viam tuas mãos
Se hoje eu não tenho o que espero
Aprendi a confiar no coração
Num Deus que cumpre sua palavra E me guarda
Mesmo quando penso que é chegado o fim
Eu só preciso adorar em meio as dores
Pois o milagre é um detalhe para ti

Fui alcançado por tua graça
Maravilhosa graça
Que trouxe salvação para mim
Eu não mereço tanta graça
Mas por misericórdia recebi
O maior milagre Deus
Já fez em mim

Ao analisar esta música, percebemos que a intenção do autor é direcionar toda a confiança do cantor para a provisão divina. Em nenhum momento a música é antropocêntrica, pois o autor nota que aprendeu a esperar em um Deus que cumpre sua Palavra e o guarda mesmo quando ele não tem o que espera. Nota-se a mesma confiança do cantor no Senhor, mas em vez de pedir que seus sonhos sejam atendidos, o autor mostra que precisamos adorar a Deus mesmo passando por dificuldades, pois o milagre é um detalhe para Ele.

Até aí o analista da música poderia achar que ela é triunfalista, pois ainda fala de um Deus que tem que realizar um milagre em nossas vidas. Porém, o refrão demonstra claramente que, independente daquilo que nós desejamos ter ou que esperamos conquistar, o maior milagre que poderíamos receber, Deus já fez: Enviar seu filho amado Jesus mediante a Sua infinita Graça para conosco, pecadores, de forma que tenhamos salvação de nossos pecados (Ef. 2.9-10). Salvação esta que não merecemos, mas que recebemos pela misericórdia de nosso Senhor (Rm. 11.30-32). Com isso, a música se transforma num lindo louvor onde o cantor declara alegremente que não importam as dificuldades que ele enfrenta, pois o maior milagre que ele poderia ter recebido já foi realizado, e o restante é apenas o restante, é apenas consequência de buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça (Mt. 6.33).

Enfim, o fato é que ainda existem louvores bem construídos, com bases bíblicas sólidas e que orientam os cantores para as verdades espirituais. É preciso garimpar, mas ainda encontramos pérolas bem formadas no meio da música gospel.

Um comentário: