Marcadores

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Comentário: Malafaia vs. Marília no SBT

Já faz algum tempo que não atualizo este pequeno espaço na internet. Do último post para cá, já preguei algumas vezes, já escrevi alguns textos, já mandei um novo livro para ser avaliado por editoras e até já mudei de igreja. Confesso que o blog estava caindo na minha lista de prioridades. Porém, mesmo precisando fechar uma palestra que ministrarei no acampamento de carnaval da Juventude Batista Carioca, não pude deixar de comentar a notícia da semana: A bombástica entrevista de Marília Gabriela com o Pr. Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e novo profeta da Teologia da Prosperidade no Brasil.

Para quem não viu a entrevista, sugiro que vejam. A entrevista se encontra abaixo:


Bem, vamos aos comentários:

1. A postura do Pr. Silas Malafaia é de ataque o tempo todo. Seu linguajar é chulo e indigno de uma autoridade eclesiástica. Algumas coisas que ele fala têm fundamento, porém outras não (a questão da homossexualidade, hoje, é debatida já com testes científicos de que boa parte é derivada de uma alteração hormonal na gravidez da mulher, que envia uma carga de hormônios exagerada ao feto entre a 6ª e a 8ª semana de gravidez, gerando alterações no mapeamento cerebral da criança e que causam pessoas com gostos opostos ao padrão de seus gêneros (mulheres mecânicas, homens professores de educação infantil) em graus inferiores até pessoas com distúrbios de gênero (homens que se sentem presos em corpos de mulher e vice versa, hermafroditismo) em graus elevados. A homossexualidade cairia no nível intermediário desta questão congênita, onde o cérebro do homem homossexual se ativaria nas mesmas áreas que o cérebro de uma mulher heterossexual, ao olhar para pessoas atraentes, e vice-versa).

2. A interpretação bíblica feita por Silas Malafaia é simplória na melhor das situações (Salmos 1 e 112, confrontados por vários outros salmos datados do período pós-exílico, quando o povo de Israel entrou em crise porque, mesmo seguindo a lei, ainda vivia sob domínio do povo persa, além dos textos de Jó e de vários textos do Novo Testamento, onde fica claro que passamos por aflições neste mundo independente de seguirmos ou não a lei do Senhor).

3. A interpretação de Malafaia sobre Filipenses 3.13-14 é totalmente errônea. O texto é amputado pelo pastor para se enquadrar no seu ensejo de dizer que que o nosso prêmio é a prosperidade, enquanto que o texto, em seu contexto, fala claramente que o nosso prêmio é a salvação em Cristo Jesus e a nossa futura morada com o Eterno. Basta ver os versos 1-8, onde Paulo fala que perdeu todas as coisas pelo conhecimento que teve de Cristo, e os versos 20-21, onde Paulo fecha a contextualização do capítulo dizendo que nossa cidadania está nos céus e lá será nossa recompensa pelos sofrimentos que passamos nesta Terra.

4. Sobre as suas finanças, vale ressaltar algo muito importante que Malafaia não revelou: Em seu Imposto de Renda, consta 2 milhões de reais do capital da Central Gospel. Contudo, a Central Gospel não vale isso em valores atuais. O "capital" de uma empresa é o valor empregado pelos seus sócios quando a empresa é formada. Porém, as empresas possuem valor de mercado muito acima do seu capital social. A Central Gospel é uma máquina editorial nos dias de hoje, vendendo milhões de produtos por ano, como o próprio Malafaia afirmou. Logo, é fato que o patrimônio da Central Gospel (bens, máquinas, dinheiro em caixa, contratos) é muito maior do que os 2 milhões que Malafaia é obrigado a revelar. Para saber o valor real que a Central Gospel vale, Malafaia teria que ter levado o Balanço da empresa em 2011 ou 2012, mostrando quando ela possui de ativos e qual seu patrimônio atual. A Declaração de Rendimentos da Central Gospel também ajudaria a mostrar quanto ela arrecada e quanto ela lucra por ano. Estes documentos, Malafaia aparentemente não apresentou.

Estes dados eram importantes porque a FORBES calcula as fortunas não só pelo valor que a pessoa dispõe em conta ou em ativos em seu nome, mas também pelo valor presente das empresas que as pessoas possuem. É por isso que Bill Gates é tido como possuindo mais de 50 bilhões de dólares. Ele não possui este capital em dinheiro, mas grande parte é o valor somado das ações que ele possui na Microsoft. Prova disso, por exemplo, é o caso de Eike Batista, cuja fortuna foi rebaixada pela FORBES após suas empresas sofrerem um baque no valor das ações.

Portanto, é provável que a FORBES tenha calculado as fortunas dos pastores brasileiros com base não em seus bens e valores em conta, mas sim nos valores que suas empresas valem. Edir Macedo é dono da Rede Record, RR Soares tem a Graça Editoria, o casal Hernandes tem o Grupo Gospel, Malafaia tem a Central Gospel.

5. Marília Gabriela entrou totalmente despreparada para a entrevista. Falou da Teologia da Prosperidade sem ter conhecimento sobre ela. Falou sobre o dízimo nas igrejas evangélicas sem ter conhecimento que as igrejas sérias abrem seus livros contáveis e valores de arrecadação para seus membros, que decidem em assembleia onde os recursos serão empregados. Quando pôde, conseguiu colocar o Malafaia na parede e o fez ter que desviar o assunto. Se tivesse um pouquinho mais preparada, teria conseguido botar o Malafaia em saia justa. Por não ser teóloga, não pôde combater as interpretações equivocadas que Malafaia fez sobre a Bíblia. Porém, poderia ter evitado bastantes problemas com um preparo mais adequado.

Concluindo, a entrevista fez apenas um desserviço para a igreja evangélica brasileira como um todo. A figura de Silas Malafaia é altamente ofensiva para o brasileiro comum, que pode associar todos os pastores evangélicos existentes à sua figura ocasionalmente irracional. Seus posicionamentos são baseados na força e altura de sua voz, e não pelo conteúdo de seus argumentos. Seus fãs podem acabar defendendo-o com a mesma ferocidade, gerando debates acalorados desnecessários. E as igrejas sinceras, que trabalham em prol do evangelho simples, que aponta para Cristo e para o céu, que tentam consolar aqueles que sofrem com as mazelas que encaram neste mundo, que buscam denunciar seus problemas e lutar contra o pecado estrutural que domina nossa sociedade, estes acabam sendo igualmente atingidos pela reação negativa da sociedade.

4 comentários:

  1. Ridícula sua posição sobre a homossexualidade. Vc não leu não estudou Romanos e a Bíblia inteira. Vc deve ser adepto da teologia liberal que é ensinada no Seminário Teológico Batista do Sul da CBB. Vergonha, mesmo, tenha pena de suas ovelhas, a OPBB deveria discipliná-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me, mas você não entendeu minha postagem. O que eu fiz foi contestar a afirmação supostamente científica do Pr. Silas Malafaia de que homossexualidade é só comportamento aprendido com outro questionamento científico, que, como todo conhecimento científico, pode ser falseado mediante observação e testes. Negar a existência de tais testes seria tapar o sol com a peneira sobre a questão. Seria como manter a ideia de que a Terra é plana e o sol gira ao seu redor só porque é o que supostamente vemos, apesar da ciência ter provado o contrário.

      Contudo, meu posicionamento eclesiástico sobre a homossexualidade segue rigorosamente o exposto na Palavra de Deus, que é de condenar a prática, além de ser plenamente consciente dos requisitos expostos para salvação pessoal em Romanos 3. Quanto aos praticantes, eles são dignos do amor de Deus e de seu perdão, aberto a todos os que fogem de seus preceitos, bastando para isso buscar o arrependimento e a mudança de prática.

      Quanto à "teologia liberal" ensinada no Seminário do Sul, sugiro que você nos faça uma visita, assista a uma das aulas e faça um julgamento mais completo. O Seminário do Sul possui um dos melhores corpos docentes de nosso país e todos são extremamente equilibrados em suas colocações, demonstrando todas as ferramentas existentes para interpretação da Palavra de Deus e dando ao aluno a liberdade de consciência de escolher qual ele deve usar. Desta forma, permite-se ao aluno do Seminário do Sul a plena capacidade de argumentar com qualquer teólogo sobre qualquer questão da Bíblia, pois ele sabe exatamente em que terreno está pisando na hora do diálogo.

      Excluir
  2. LEIA A BÍBLIA POIS VEJO QUE VC NÃO ENTENDE DO LIVRO SAGRADO.
    Versículos de Homosexualismo

    Homosexualismo na Bíblia

    Cha¬maram Ló e lhe disseram: "Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos rela¬ções com eles". Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse: "Não, meus ¬amigos! Não façam essa perversidade!
    Gênesis 19:5-7
    "Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.
    Levítico 18:22
    "Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se prostituto cultual.
    Deuteronômio 23:17
    Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: "Traga para fora o homem que entrou em sua casa para que tenhamos relações com ele!" O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura.
    Juízes 19:22-23
    porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.
    Romanos 1:21-31
    Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativose,
    1 Coríntios 6:9:10
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, conheço todos estes textos. Mas também conheço esses aqui:

      Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. Mateus 12.31

      Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.1-2

      Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9

      Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

      Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3:23-25

      Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

      Ou seja, a salvação está disponível a todos, bastando acreditar no sacrifício de Jesus Cristo, arrepender-se de seus pecados e mudar de paradigma, alterando o comportamento pecaminoso. Simples assim.

      Excluir