Marcadores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Diários de um pastor: Hora do Intervalo, hora de repensar a vida

Eu adoro futebol americano. Isso pode parecer um contrasenso para um pastor, devido à natureza violenta do esporte, mas eu sempre gostei da estratégia, da plasticidade do esporte. Neste fim de semana, aconteceu a grande final do campeonato americano do esporte, o Super Bowl. Um evento espetacular, com direito a show no intervalo.

Uma das atrações do evento são os comerciais, bolados por diversas companhias para aproveitar as 100 milhões de pessoas que assistem ao jogo. Cada espaço de 30 segundos custa 3,5 milhões de dólares. Um dos comerciais deste ano me chamou a atenção: Pago pela indústria automobilística americana e exibido no intervalo do jogo, ele falava que os EUA estavam no momento do intervalo, pensando em como encarar o segundo tempo. O comercial claramente falava sobre as dificuldades econômicas do país e terminava com uma mensagem positiva dada pelo narrador, Clint Eastwood:

"O segundo tempo está para começar".

Ao ver o comercial, pensei: Quantos de nós não passamos por momentos assim em nossas vidas? Momentos em que, após enfrentar várias dificuldades, sentamos, paramos e começamos a pensar em tudo o que estava acontecendo. Jogamos a culpa em Deus, no Diabo, no cônjuge, no patrão, nos filhos, na Maçonaria ou nos Illuminati. Ficamos parados, em estado catatônico, olhando ao vento, sem conseguir pensar em nada. Apenas estatelados, sem acreditar que aquilo possa estar acontecendo com a gente.

O fato é que todos nós passamos por algum momento de intervalo na vida. Se você não passou ainda, sugiro que pare e faça um. Tire um fim de semana, viaje e pense nos rumos que você tem tomado. Quando você passar pelo intervalo, saiba que você tem três caminhos:

Primeiro, afogar-se nos problemas e no derrotismo e encarar o segundo tempo da mesma forma que o primeiro. Não há mudança, há apenas uma lenta caminhada em direção à derrota. Isso não é solução, é depressão.

Segundo, você pode se reerguer e tentar mudar as coisas sozinho, de acordo com sua consciência. Você raciocina, pensa no que fazer e age. Cuidado, pois em caso de novas derrotas, você pode sofrer de desesperança.

Terceiro, você pode se reerguer, buscar novos rumos no Senhor, lutar e perseverar, mantendo sua esperança Nele. Ore, peça auxílio ao Senhor, e Ele te ajudará a enfrentar as dificuldades.

Você duvida disso? Lembre-se do que Jesus afirmou: "Tenho dito isto a vocês para que em mim tenham paz. No mundo passareis por aflições, mas tenham bom ânimo: Eu venci o mundo" (João 16:33). Creia Nele, e tenha bom ânimo, pois o segundo tempo irá começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário