Marcadores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Diários de um pastor: Planejando o futuro

São 10 minutos após a meia-noite, e ainda estou com a roupa do trabalho. Foi um dia longo, que começou comigo indo para o trabalho e seguindo, logo após, para a casa do meu pastor, onde pudemos ter um bom bate papo sobre os últimos acontecimentos de nossa igreja, a Primeira Igreja Batista do Grajaú. Enquanto relaxava, postando algumas notícias do dia do mundo gospel aqui no blog, comecei a pensar sobre o que temos feito no Grajaú, nos últimos tempos.

Desde o final do ano, quando tomei a decisão de me dedicar ao Ministério de Jovens com exclusividade, percebi que teria um grande desafio nas mãos. Por isso, percebi que precisaria planejar todo o ministério com cuidado. Para tal, juntei boa parte da equipe que já trabalhava comigo e começamos a pensar sobre os rumos que queríamos ter.

A primeira coisa que precisamos fazer foi diagnosticar a situação vigente. Não há como planejar sem saber em que terreno você está pisando. Um dos nossos problemas no passado foi que não sabíamos o que queríamos alcançar. Pensávamos em eventos, em atividades, mas não visualizávamos os nossos problemas. Por isso, quando nossos planos não resultavam em frutos equivalentes ao nosso esforço, ficávamos tristes. Agora, quando sentamos e debatemos sobre os problemas dos jovens, pudemos perceber que havíamos perdido tempo e o que precisávamos fazer.

A seguir, vislumbramos uma visão para a nossa juventude. Muitos ministérios não sabem o que querem ser e têm problemas por conta disso. Cada um possui um ideal do que quer ser na vida. Isso é incutido em nossas mentes desde o passado, quando nossos pais e professores nos perguntavam o que queríamos ser quando crescêssemos. O problema com as igrejas é que cada membro tem sua visão do que a igreja deve ser, porém poucas são as comunidades que sentam e discutem o ideal que desejam, para, com o foco direcionado, poderem orientar seus recursos na mesma direção. 

Uma reunião mais tarde, pensamos na nossa missão. Queríamos saber o que pretendíamos fazer para alcançar aquele ideal que pensamos para nós. Se quisermos ser uma grande igreja, precisamos evangelizar. Se quisermos ser uma igreja comprometida com a Palavra de Deus, precisamos estimular o estudo bíblico. Pensar sobre o que precisamos fazer nos leva a perceber as prioridades e objetivos que desejamos para nossos ministérios.

Os nossos próximos passos são estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo para nossa juventude e, a partir daí, montarmos nossa agenda anual. Com esta reflexão, espero conseguir produzir algo que seja eficaz, edificante e proveitoso para nossa equipe e para nossa igreja. Talvez você esteja precisando planejar algo em sua vida. Pense neste caminho: Diagnostique a situação, decida quem você quer ser, pense no que fazer para alcançar este ideal, trace objetivos, estipule metas e busque estratégias para alcançá-las. Ao fazê-lo, você verá que sua vida e seu ministério ficarão muito mais claros e interessantes, aos seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário