Marcadores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Diários de um pastor: Lutando contra o desânimo

Hoje foi um daqueles dias que arrebentam com qualquer cristão. Viajei de Araruama ao Rio pela manhã, peguei um trânsito terrível na Ponte Rio-Niterói, trabalhei intensamente durante o restante do dia, caminhei para almoçar debaixo de sol, peguei mais trânsito na saída, fui à minha igreja e descobri que a reunião que geralmente tenho feito não ocorreu. Cheguei em casa moído, pensando em tudo o que aconteceu e me questionando: Será que estou no caminho certo? E aí bateu o danado do desânimo, sentimento com o qual luto diariamente. 

O desânimo é um sentimento que aflige muitas pessoas nos dias de hoje. Significa abatimento, desalento, apatia. O desânimo faz a pessoa se questionar, perder a energia, ter vontade de largar tudo e entrar de férias por um ano. É um sentimento terrível, pois pode facilmente levar à depressão, estado clínico onde a pessoa está tão perpassada pelo desânimo que ela simplesmente não consegue fazer nada, por não querer enfrentar o fracasso ou por achar que não há possibilidade de sucesso. Para esta pessoa, é preferível simplesmente não fazer nada.

Parando para refletir nos acontecimentos do dia, pude perceber como o que passei é pouco, perto do que muitos irmãos enfrentam em suas vidas. Problemas de saúde crônicos, questões de trabalho, pendengas familiares, tudo isso pode levar a pessoa ao desânimo. A pessoa passa a não ver sentido na luta, no desenvolvimento pessoal. Entra no círculo vicioso, de viver para o próximo contra-cheque, e aí dificilmente consegue sair da situação onde se colocou. 

É por isso que eu creio que as igrejas que professam a Teologia da Prosperidade são tão populares. Por sermos um povo sofrido, sem esperança, totalmente desanimado com a situação em que vivemos, pendemos para o lado das correntes religiosas que propagandeiam melhor esta possibilidade de ruptura. Quanto mais espetacular, quanto mais milagroso, melhor, pois a pessoa transfere ao divino a possibilidade de vitória sobre as lutas diárias. O problema é a imagem de vitória que tais igrejas apresentam: Uma vitória fácil, magnânima, que pode dar ao fiel que exige direitinho do "seu Deus" a vida de novela que ele sempre quis e que entende como sendo uma vida vitoriosa. E quando vejo tais igrejas enganando cada vez mais pessoas, como pastor, o desânimo bate ainda mais forte.

O que me impede de cair em desânimo é a plena consciência de que Deus está no controle de minha vida. Não porque creia que ele mande em tudo a meu favor, mas porque eu coloquei a minha vida nas mãos Dele e, até aqui, Ele tem me ajudado. Quando corro para a sua Palavra, encontro mais motivos para acreditar que o desânimo é apenas um sentimento passageiro:

Primeiro, porque há tempo para tudo debaixo do céu (Eclesiastes 3). Isso significa que há tempo para a tempestade e tempo para a bonança. Nesses momentos, lembro de todos os momentos de luta que enfrentei e vejo o quanto Ele me ajudou e me sustentou naqueles tempos.

Segundo, porque o meu sustento, o essencial para minha vida, Ele me garante (Mateus 6.25-33). Muitos interpretam errado o último versículo, achando que Deus irá acrescentar "todas as coisas" à vida daquele que esperar nele. O versículo fala que "todas estas coisas" serão acrescentadas, se referindo aos versos 25 a 32, que falam de roupa, teto e alimento. 

Terceiro, porque Ele dá forças àquele que espera Nele (Isaías 40.31). Confiar em Deus significa crer que Ele dará forças ao homem para sobreviver às lutas. Voar como a águia, eu interpreto como voar por cima de todos os problemas, devido a ser a ave que voa mais alto, e com possibilidade de enxergar as oportunidades e perigos de longe, por conta da sua visão aguçada. 

Quarto, porque sei que estarei ao lado Dele na eternidade (1 João 5.11). 

Quinto, porque tenho plena consciência de minha missão nesta Terra (Mateus 28.19-20). 

Sexto, porque sei que armas usar para enfrentar os dias difíceis (Efésios 6.13-17).

E, por fim, porque já vivenciei o amor de Cristo e sei que Ele é incrivelmente maior do que consigo imaginar (Efésios 3.14-21). 

Amanhã é um novo dia. Amanhã as forças se renovarão. A esperança reside no Senhor. Nada como uma boa noite de sono para renovar as forças.

2 comentários:

  1. " Obrigado senhor DEUS por essa palavra de ânimo "

    ResponderExcluir
  2. Excelente Palavra. Parabéns! Gravei um breve vídeo no You Tube sobre este tema que poderá ser acessado através deste link abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=aVfBg00LXSY

    ResponderExcluir