Marcadores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diários de um pastor: Pensando em culto cristão (Introdução)

Hoje tem sido um dia de meditação. Apesar de ter diminuído a quantidade de notícias postadas aqui no blog, resolvi que seria interessante postar algumas, vez por outra, que mostrassem alguns detalhes interessantes do cristianismo contemporâneo. Por exemplo, postei uma notícia que relaciona as maiores igrejas do mundo, afinal falei sobre isso em dois posts recentes, sobre o Cristianismo Fast-Food e as McIgrejas. A ideia é continuar mostrando a profundidade do brejo para onde estamos indo, para alertar a todos sobre os caminhos que devemos trilhar.

Enquanto fazia as pesquisas, pensei em fazer uma nova análise de louvor, escolhendo uma música bem recente na mídia. Contudo, quando fui prepará-lo, percebi que poderia fazer a abordagem de outra forma. Em vez de ficar estudando cada cântico possível e imaginável na face da Terra, pensei em mostrar, ponto a ponto, como penso que deve ser construída uma liturgia (ordem de culto) e como a análise de um louvor deve entrar no contexto. Pretendo fazer deste estudo uma palestra, para ministrar nas igrejas interessadas. Como pastor, teólogo e ex-líder de louvor da igreja, estudei muito sobre o tema, lendo livros e vivendo na prática a questão, por isso creio ter um conhecimento interessante nesta área que possa ser partilhado com os irmãos. Também estarei buscando contatos com colegas que dão e deram palestras sobre o tema, para ajudar a construir este estudo.

Nas próximas oportunidades, estaremos estudando os seguintes tópicos, referentes ao culto cristão:

1. Os diversos tipos de cultos.
2. O lugar da música no culto.
3. A ordem do culto.
4. Louvor ou mensagem/Louvor e mensagem.
5. A teologia dos louvores.
6. A melodia dos louvores.
7. A equipe de louvor: Formação, ensaios, harmonia.
8. A construção de uma ordem de culto consistente.

Assim que terminarmos o estudo, estarei disponibilizando-o aos irmãos que desejarem ministrá-lo em suas igrejas. Quem desejar contatar-me para fazer a apresentação, após a publicação dos estudos, é só me encontrar nos contatos na barra direita do nosso blog, que terei um imenso prazer em compartilhar deste tema tão importante para nossas vidas comunitárias.

Abraços a todos. Fiquem atentos para o primeiro tópico do estudo, que estaremos mostrando em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário