Marcadores

sábado, 14 de setembro de 2013

Autoridade Pastoral - As falsas fontes - Experiência

Para encerrarmos a discussão sobre as falsas fontes de autoridade pastoral, vamos trabalhar rapidamente a questão da experiência, ou tempo de serviço. É interessante notar que alguns pastores gostam de impor suas vontades sobre os outros sob a alegação de que possuem mais experiência, já viram mais da vida ministerial, são mais maduros, e com isso possuem uma visão melhor das coisas do que pastores mais jovens ou irmãos mais novos na fé. 

Este detalhe é curioso porque a própria Bíblia nos mostra que tempo de carreira não deve ser necessariamente considerado quando se analisa a postura de um pastor. Lá em 1 Timóteo 4.12, Paulo fala para Timóteo que não seria correto ele ser desprezado pelas ovelhas da comunidade por sua juventude, pois a idade não deveria ser considerada como balizadora de seu caráter e seu poder de decisão.

Um outro detalhe importante é que sabemos que tem muita gente na casa dos "enta" por aí que mantém uma maturidade mental e espiritual de quando era adolescente, incluindo outros colegas pastores. Desta forma, não há como se considerar meramente a idade como balizadora de autoridade.

Por fim, vale ressaltar que nem todos aqueles que passaram por mais experiências na vida vão ter condições de tomar as melhores escolhas, porque muitos destes foram os causadores dos problemas e dificuldades que enfrentaram na vida. Não só isso, muitas vezes estas experiências estão descontextualizadas e desatualizadas. A forma de pregar o evangelho hoje deve ser diferente da de 30 anos atrás, apesar do conteúdo da mensagem ser o mesmo.

Enfim, com este texto, encerramos as falsas fontes de autoridade pastoral, conforme apresentadas pela Bíblia. Agora, iremos trabalhar as fontes verdadeiras, conforme apresentadas na Bíblia, para conseguirmos compreender como e em que sentido devemos entender este tema, tão importante para os nossos dias. Para auxiliar nossos estudos, sugiro as leituras de 1 e 2 Timóteo e Tito, as famosas cartas pastorais na Bíblia, assim denominadas exatamente porque trazem padrões de conduta e avaliação dos obreiros. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário