Marcadores

sábado, 14 de setembro de 2013

Autoridade pastoral - As questões bíblicas - "Obedecei a vossos pastores"

Esse é um dos textos mais usados por pessoas defensoras da autoridade pastoral irrestrita em nossas igrejas. É um texto que afirma tacitamente que as ovelhas devem obedecer a seus pastores. A sua leitura isolada é encampada por muitos colegas ou ovelhas defensoras do status quo para impedir que qualquer voz dissonante seja levantada na comunidade. Contudo, quando percebemos o contexto do texto, compreendemos que esta obediência tem limitações.

Para começar, vamos expor o texto bíblico como se apresenta:

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
Hebreus 13:17 NVI

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hebreus 13:17 ACF

Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros. Hebreus 13.17 ARA

Obedecei aos que vos governam e sede-lhes sujeitos, pois eles velam pelas vossas almas como os que têm de dar contas. Obedecei-lhes para que isto façam com alegria e não gemendo, pois isto é uma coisa sem proveito para vós.
Hebreus 13:17 SBB

Sede submissos e obedecei aos que vos guiam {pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta}. Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto.
Hebreus 13:17 Bíblia Católica

Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. Hebreus 13.17 NTLH

A primeira coisa que salta aos olhos é que, enquanto algumas versões falam diretamente de pastores, outras falam em líderes e outras mais em guias. A única versão que traduz o texto como "pastores" é a Almeida Corrigida Fiel, que não é das melhores traduções da Bíblia.

Tendo isso em vista, precisamos investigar no original para entender qual o termo utilizado ali. Quando vamos ao texto, descobrimos que o termo no original é "hegeomais", que significa... líderes! É claro, há um contexto na tradução da ACF: O termo, no grego, fala de pessoas que vão à frente, lideram o grupo, e que possuem um posto, uma posição de governo de autoridade. Contudo, o fato é que o termo, literalmente, não se apresenta como "pastores", e sim em "líderes".

Pensando nisso, precisamos pensar: Será que estamos restringindo demais o termo, será que não precisamos expandí-lo? O restante do versículo aparenta que não, pois fala de pessoas que prestarão contas a Deus das almas de seus liderados. Então, poderíamos, sim, restringir o termo "líderes" a "líderes espirituais", e especificamente pessoas com cargos designados para irem à frente dos leitores (os hebreus, no caso).

Então, o sentido do texto é esse? Devemos obedecer indiscriminadamente? A questão é que o foco do texto não está exatamente na obediência, mas sim no relacionamento líder-liderado. O contexto do capítulo é norteado pelo versículo 1 do cap. 13 de Hebreus, que diz simplesmente "Seja constante o amor fraternal" (Hebreus 13.1 NVI). Com base nesse texto, o autor relaciona diversos tipos de relacionamentos que precisam ser cultivados: hospitalidade com estrangeiros, cuidado com presos, casamentos, humildade material, o relacionamento com os líderes, relacionamento com Jesus espiritualmente - sem ritualismo, e o relacionamento com o próprio autor da carta. Fica transparente que o autor deseja que os irmãos lidem uns com os outros com carinho e amor, lembrando nas entrelinhas do amor ao próximo como um dos dois mandamentos nos quais a Lei se resume.

Mas tem mais um detalhe: O v. 17 não é o único que fala de liderança no capítulo. O v. 7 fala que devemos nos lembrar de nossos líderes, que nos falaram a Palavra de Deus, observando bem o resultado da vida que tiveram e imitando a sua fé. Ou seja, a liderança bíblica novamente aparece sendo embasada na exposição e aplicação da Palavra de Deus nas suas vidas, observando o seu exemplo e frutos e somente, a partir daí, imitando a sua fé.

Neste sentido, quando observamos o v. 7 e a segunda parte do v. 17, compreendemos o sentido da primeira parte do v. 17: A obediência ao pastor não deve ser indiscriminada, mas deve acontecer com base em um padrão de conduta e comportamento. Se ele demonstrar ser um obreiro aprovado, então devemos, sim, nos submeter a sua autoridade como uma forma de demonstração de amor pela sua vida, pois ele é uma pessoa de entregou a sua vida a Deus para nos ajudar em nossas caminhadas cristãs. Esta submissão em amor ajuda-o a executar seu ministério com alegria e entusiasmo, em vez de choro e ranger de dentes.

Resumindo a questão: O texto de Hb. 13.17 não fala tacitamente sobre pastores, mas pode ser assim considerado pelo contexto filológico do termo. O contexto do capítulo apresenta um obreiro que precisa ter um parâmetro de conduta para ser obedecido. E a obediência, caso o obreiro seja aprovado, deve ser feito em amor, para facilitar o seu ministério e ajudá-lo a conduzir o rebanho entusiasticamente.

A partir da próxima, estaremos vendo alguns parâmetros que devem nortear o reconhecimento da autoridade de um pastor, e quais parâmetros não devem nortear este reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário