Marcadores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Breves Reflexões - Romanos 1 - Parte I: Rm. 1.1

Fala, galera, beleza? Desculpem-me a falta de updates, mas esta semana tive bastante trabalho. Para compensar, colocarei, de hoje até domingo, uma série de reflexões que fiz há algum tempo sobre o primeiro capítulo de Romanos. Em geral, as cartas paulinas possuem uma breve introdução, seguida de algumas palavras iniciais para os membros da igreja. Nestas introduções, em geral, podemos ter uma visão bem pessoal de Paulo. Por isso, fiz estas mensagens no começo do ano passado e as divulguei por email para o pessoal da minha igreja.

Para começar, vamos ao texto que trabalhou Rm. 1.1:

Romanos 1.1: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, (...)

Sabemos que "evangelho" significa "boas novas". Esta boa nova era a notícia de que o Messias, o Ungido, aquele que era esperado pelo povo judeu para libertá-lo da escravidão, veio ao mundo, demonstrou ser Filho de Deus, trouxe-nos ensinamentos de mudança de vida, se sacrificou por nós na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, sendo levado a estar à direita de Deus.

Ao escrever aos Romanos, Paulo já era conhecido no mundo cristão, como um grande evangelista que levava esta boa nova aos povos não-judeus (também chamados de gentios). Ao escrever ao povo de Roma, Paulo poderia ter se apresentado como sendo "o cara". No entanto, foi humilde, colocando-se na posição de "servo de Jesus Cristo", "chamado para ser apóstolo" e "separado para o evangelho".

Percebe-se, observando o texto, que Paulo coloca-se como um receptor da vontade de Deus nas três instâncias. Como "servo", Paulo coloca a sua vontade inteiramente de lado e entrega-se aos desígnios do Senhor, cuja vontade ele afirma ser "boa, perfeita e agradável" (leia Romanos 12.2). Como "chamado", ele afirma estar pronto para ouvir a voz de Deus e atendê-la. Como "separado", ele entende sua posição de escolhido para a propagação da boa nova.

A pergunta que me faço, sempre, é: O que penso, o que planejo, é realmente a vontade do Senhor? Sabendo que a vontade Dele é "boa, perfeita e agradável", devemos, com fé, entregar nossos caminhos a Ele e pedir para Ele nos mostrar qual a sua vontade para nós. Colocando nossos caminhos nas mãos de Deus e nos declarando "servos de Jesus Cristo", poderemos, então, iniciar nossa jornada pelos caminhos que Ele preparou para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário