Marcadores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Breves Reflexões - Romanos 1 - Parte II: Rm. 1.2-4

Bom dia, pessoal. Espero que todos estejam bem, trabalhando e estudando muito. Esta é a segunda parte das reflexões em Romanos 1, baseada em Romanos 1.2-4:

... o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.

O texto acima, ainda extraído da parte inicial da carta de Paulo aos Romanos, revela a visão de Paulo sobre Jesus Cristo. A carta aos Romanos é um enorme livro teológico sobre quem é Jesus e qual a sua relação com os acontecimentos. Neste pequeno trecho da carta, Paulo declara que:

1) Jesus foi a realização das previsões proféticas do Antigo Testamento sobre o Messias (Isaías 7.14, confira com Mateus 1.23; Salmos 22), mantendo alguns "requisitos religiosos", como sendo da linhagem do rei Davi;

2) Jesus foi reconhecido como Filho de Deus pelo poder que manifestou em sua vida, primeiro através dos milagres que realizou na Terra (João 3.2), depois através de sua ressurreição.

3) Jesus recebeu sua confirmação e iniciação ao ministério ao receber o Espírito Santo (o "espírito de santidade") em seu batismo (Mateus 3.16-17).

Com isto, Paulo lança as bases para toda a sua argumentação teológica sobre a figura de Jesus Cristo, como a figura messiânica (libertadora) do Antigo Testamento, que vive e reina ao lado de Deus, intercedendo por nós. Será em cima destes pressupostos que Paulo desenvolverá sua teologia cristológica.

Abraços, pessoal. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário