Marcadores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Instituto da Bíblia - Trindade - Aula 1/3 - Crenças Atuais

Visão tradicional da igreja: Deus é formado por três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo), porém uma mesma natureza.

Visões divergentes:

1. Deus é um ser impessoal.

a. Animismo: A criação engloba tudo e as coisas “sobrenaturais” não estão “sobre” a criação, mas sim dentro dela. Deus é um ser impessoal, uma energia, que gera outras divindades, menores.

i. Egito antigo: Nun – águas primevas, caóticas, inconsciente, de onde os deuses surgiram e para onde voltariam. Rá, o primeiro deus pessoal, se ergue das águas sobre uma colina e “se cria”.
1. Nota: Os egípcios ajuntavam seus deuses em tríades (Osíris, Ísis e Hórus, por exemplo), porém não se compara isso à Trindade, pois tais deuses eram totalmente distintos em imagem e natureza, além de serem limitadas em sua capacidade de ação.

ii. Religiões africanas: Olorum é uma massa de ar infindável que começou a se movimentar e respirar. Da respiração de Olorum, surgiram a água e a atmosfera, e, destes, os primeiros orixás.

b. Panteísmo: A divindade é a totalidade das coisas que existem, estas se reduzem a um. Aqui, o ser supremo pode ser pessoal, apesar de ser desconhecido. Por tudo ser permeado por uma energia divina, a criação também é Deus, e o próprio homem é considerado um deus. Também podem existir outras divindades nesta classe religiosa.

i. Hinduísmo: Apesar de acreditar em vários deuses (aprox. 20 milhões), todas elas são apenas manifestações de Brahma, a realidade ulterior.

ii. Espiritismo: Um único ser inclui tudo que existe. Esse “Deus” é desconhecido ao homem, que pode se aproximar da compreensão dele através de evoluções sucessivas, até se chegar ao estado de divindade.

c. Politeísmo: Existem vários deuses, de igual importância ou em escalas, que reinam sobre o universo.

i. Hinduísmo: Vacas, rios, pessoas, até ratos, são considerados deuses.

ii. Mormonismo: O homem, através da religião mórmon, pode conseguir evoluir ao ponto de se tornar um deus, chegando a ser adorado por moradores de outro planeta. De fato, Iavé teria sido um homem (de carne e osso) que evoluiu e se tornou deus em nosso mundo, cujo pai seria deus em outro mundo.

2. Deus não existe: Naturalismo filosófico: As coisas foram criadas por acaso e seguem leis determinadas pela natureza. Não se explica como estas “leis” foram geradas.

3. Deus não é triúno:

a. Islã: Deus é único, não pode ter filhos. Maomé mente, se engana ou brilhantemente analisa a realidade cristã de sua época, afirmando ser a trindade formada por “Deus, Jesus e Maria”. Também afirma que Deus não pode ter um filho pois Alá jamais poderia se unir com a natureza humana.

b. Testemunhas de Jeová: Jesus é um anjo, um deus menor, criado por Deus e, portanto, inferior em natureza. O Espírito Santo é uma força ativa, uma forma de Deus realizar seus propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário