Marcadores

domingo, 5 de junho de 2011

Mensagem: Como fazer o bem? (Texto-base: Tg. 4.17)

Texto-base: Tg. 4:17: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”


Idéia central: Para sermos diferentes do mundo, precisamos adotar posturas diferentes do mundo.


Contexto: Tiago fala para todos os cristãos que vivem entre gentios sobre como o crente deve andar, mostrando a sua diferença frente ao mundo através da prática de sua fé.


Qual não deve ser a postura do cristão, frente ao mundo?


Primeira: EGOÍSTA: Uma das piores posturas nos dias de hoje é o egoísmo do homem, voltado apenas para si e para as suas necessidades. (Mau exemplo: Mt. 19:16-22) O desejo de ter mais do que o outro leva a sentimento de inveja, ambição e orgulho, todos elementos que não agradam a Deus. São provenientes de “sabedoria humana”. Tg. 3:14-15.


Segunda: SEMELHANÇA: Tiago (irmão de Cristo) tentava mostrar aos judeus espalhados pelo império como era importante manter seu bom comportamento e praticar a bondade da sua religiosidade, indo de encontro com a fé de aparências dos fariseus. Tiago apresenta a idéia de que uma pessoa pode conhecer a palavra, ouví-la, mas não praticá-la (mantendo as práticas do mundo), afirmando que esta pessoa está se enganando. (Lc. 10:25-37). Ele também afirma que quem perseverar na prática da Palavra, será feliz naquilo que fizer. Tg. 1:22. Daí vem a idéia de que a fé, sem obras, é morta e inútil. Tg. 2:17,26.


Terceira: ORGULHOSA: Tiago lidava com questões sociais já na sua época. A divisão de tratamento nas igrejas entre ricos e pobres ecoa com a diferença de tratamento. Tiago mostrou como a verdadeira atitude de um cristão deveria ser, ao ignorar a diferença entre pobres e ricos, notando que Jesus veio para os pobres. Tg. 2:5. Esta pobreza pode ser material ou de espírito.


Tendo isto em vista, podemos concluir que as igrejas para quem Tiago se dirigia estavam mantendo uma atitude sectária e orgulhosa frente às outras pessoas. Tratavam-se como os melhores, buscando apenas seu próprio conforto, mundano e espiritual.


Como, então, devemos nós, cristãos, e nós, jovens, agir? Qual deve ser a verdadeira atitude do cristão? Fazer o bem ao próximo é a atitude do verdadeiro cristão.


1) Devemos ser verdadeiros embaixadores de Cristo: O embaixador tem como responsabilidade representar sua nação e cultura em outro local. Devemos ter em mente que representamos o reino de Deus na Terra e, portanto, devemos ter atitudes de verdadeiros cristãos frente ao mundo.


2) Devemos agir a todo momento: O mundo que nos cerca precisa de ajuda a todo instante. Quando você menos esperar, pode ter alguém ao seu lado precisando de uma palavra de bênção, e precisamos estar prontos para ser esta palavra de bênção na vida das pessoas.


3) Devemos ser linha de frente: Como jovens, temos a vitalidade e a disposição para enfrentar batalhas que, conforme os anos passam, não teríamos. Como jovens, estamos constantemente inseridos na sociedade, seja na escola, no trabalho, no curso ou entre amigos. Por isso, devemos lembrar de nossa missão e agir como linha de frente no movimento para mudar a nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário