Marcadores

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Análise de Louvores: Festival Promessas: Videira - Fernanda Brum

Boa tarde, prezados issa análise de louvores ede Globo no Festival Promessas, exibido na Rede Globo no Festival Promessas, exibido na Rede Globo neste mês de dezembro. Mais precisamente, estaremos analisando a música "Videira", de Cláudio Claro, interpretada pela agora batista Fernanda Brum. Para quem ainda não sabe, Fernanda Brum está congregando na Igreja Batista Central da Barra junto com seu marido, Emerson Pinheiro. Vamos à música:

Tu és o Deus que quebra todas as cadeias
Destroi muralhas e derruba as fortalezas
Tu és o Deus que cura todas as doenças
Que purifica, justifica e santifica
Tu és tremendo, maravilhoso e conselheiro
Vitorioso Leão de Judá
Tu és a fonte de água viva bem cristalina
Que me sacia e me faz cantar
Aleluia eu sou feliz em te amar
Meu Salvador
Aleluia eu tenho paz pois encontrei no teu amor
Alegria, vida eterna e louvor
Videira, videira, videira, vida

A música em si não tem grandes problemas teológicos. Seu único ponto saliente é a frase "Tu és o Deus que cura todas as doenças", pois sabemos que, apesar Dele ser capaz de fazê-lo, nem sempre Ele o faz. O restante da música apresenta apenas verdades teológicas sobre Deus, que nos fazem adorá-lo pelo que Ele é e pode fazer.

A música, porém, tem outros problemas. O "evangeliquês" atua forte nela. "Vitorioso Leão de Judá", "fonte de água viva" e, claro, "Videira". Quem não é crente, não entende que "Leão de Judá" é um termo dado ao Senhor e que "fonte de água viva" (Jo. 4). e que "videira" (Jo. 15.1-5) se referem a Jesus Cristo. São afirmações altamente teológicas, que se referem a aspectos da figura do Senhor Jesus que não fazem sentido a um não cristão e que devem ser explicadas na hora da ministração.

Por fim, o ritmo da música pode causar reservas em diversas comunicular, mais tradicionais. Em minha igreja em particular, esta música sempre causou estranheza a alguns irmãos, o que poderia atrapalhar seus momentos de culto. Por isso, e sempre nos lembrando do espírito comunitário da igreja, devemos apresentar esta música somente se ela não causar escândalo nos irmãos. Caso contrário, devemos introduzí-la aos poucos, mostrando a beleza de sua letra.

Amanhã, mais um estudo de louvor do Festival Promessas. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário