Marcadores

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cristãos locais podem ser extintos de Jerusalém nos próximos 30 anos

Um relatório preparado pelo Instituto para Estudos de Israel de Jerusalém pesquisou que os cristãos são hoje a minoria religiosa na Terra Santa e que nas próximas três décadas eles poderão ser extintos.

Jerusalém é uma cidade sagrada para três grandes religiões monoteístas do mundo (cristianismo, judaísmo e islamismo), o relatório intitulado de “Cristãos e Cristianismo em Jerusalém” apontou que dos 800 mil habitantes da cidade apenas 14,6 mil são cristãos.

Em 1946 quando a Terra Santa estava sob o mandato britânico o número de cristãos era de 19% da população, mas hoje é apenas 1,9%. “A maior razão para a queda no número de cristãos nos últimos 65 anos é o resultado da guerra de 1948, quando não só os britânicos e a maioria dos cristãos europeus que moravam na cidade se retiraram, mas também um número significativo de residentes árabes cristãos”, explica o israelense Amnon Ramon, responsável pelo estudo.

Além disso, os pesquisadores também apontam a baixa natalidade entre os cristãos e a ausência de imigração cristã para Jerusalém. “Tememos que em 20 ou 30 anos quase não haja cristãos locais (nascidos de famílias de Jerusalém)”, alerta.

Por outro lado o número de turistas cristãos é muito grande, em 2010 foram 66% de peregrinos cristãos e apenas 30% judeus. Por esse motivo a presença física do cristianismo é tão proeminente na cidade e pode ser notada nas igrejas, monastérios, hospitais e escolas.

“O Cristianismo foi o alto-falante que espalhou o caráter sagrado de Jerusalém ao redor do mundo e a tornou uma ‘cidade global’”, ressalta Amon, que também ensina Religião Comparada na Universidade Hebreia de Jerusalém. “O desaparecimento das comunidades cristãs e as igrejas do panorama da cidade e de seu subúrbio seria um golpe severo ao charme da cidade e ao seu caráter especial, sem paralelos no mundo”, conclui o pesquisador.

Com informações Terra, via GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário