Marcadores

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Diários de um pastor: Agenda e updates

Boa tarde, pessoal. Vocês devem ter notado uma diminuição na carga de updates em nosso blog nos últimos dois dias. O fato é que, além de estar ficando cansado de publicar as mesmas coisas, o tempo me tem sido consumido por conta da minha agenda, que tem ficado bem apertada. De agora até o próximo dia 9 de maio, estarei com minha agenda bem repleta, o que me faz ser obrigado a reduzir a quantidade de horas dispensada ao blog.

Minha agenda começa já nesta sexta, quando estarei visitando os adolescentes da PIB Grajaú em seu acampadentro. Desde o ano retrasado, quando tentamos sem sucesso levar a galera para um luau na praia (a chuva nos impediu), começamos a realizar atividades na igreja virando a noite, e acabamos atraindo uma boa quantidade de adolescentes para a brincadeira. Durante a noite, eles louvam a Deus, oram, veem filme, brincam, jogam bola dentro do possível (o local residencial da igreja e o pequeno espaço impedem que a galera faça muita bagunça). É uma atividade que tem atraído a eles e motivado a liderança a trabalhar para abençoá-los. Com o Pr. Luciano Malheiros à frente, tenho certeza que muitas coisas boas ainda virão para essa galera.

No sábado, estarei levando minha esposa para fazer um concurso no Fundão, quebrando minha tarde. Porém, usarei o tempo livre e longe das tentações de casa (TV, internet) para atualizar minhas leituras. Estou quase terminando o livro "Outliers - Fora de série", de Malcolm Gladwell, e pretendo iniciar a leitura de outras obras que estão na fila. Ainda não sei qual irei levar neste sábado, talvez leve algo no campo da liderança, por ser uma leitura mais agradável.

No domingo, devido à viagem do meu pastor, Pr. Wellison Magalhães, a Goiânia, estarei conduzindo a igreja o dia inteiro. Isso significa direção do culto pela manhã e à noite, além de trazer a mensagem no culto vespertino. Estarei pregando sobre a essência do discipulado, quais as características que marcam um discípulo de Cristo. A ideia é cativar os jovens e o restante da igreja para encamparem a EBD deste trimestre, baseada nessa temática.

Na quarta-feira, dia 18/04, estarei ministrando uma palestra na PIB Grajaú sobre Cristologia. Ela faz parte do programa de ensino da PIB Grajaú para o trimestre abril-junho, quando os cultos de quarta terão uma ênfase mais doutrinária. O grande desafio será trazer à prática toda a teoria a respeito de Jesus e mostrar à igreja a importância de estudar e aprender sobre as doutrinas e postulados teológicos a respeito de Jesus. Hoje, há muito preconceito nas igrejas com relação à Teologia. Acham que é morta, que não presta pra nada, que deve ser substituída pela experiência e pela palavra prática, para o dia seguinte. Meu desafio será vencer este preconceito, mostrando a relevância deste estudo para a vida prática do fiel.

Depois do dia 18, terei uma folga (a princípio) de 11 dias, até o dia 29/04, quando estarei pregando no culto matutino da Igreja Batista Lírio dos Vales, em Campo Grande. É a quinta igreja que terei a grata oportunidade de ministrar a Palavra (as outras foram a SIB Grajaú, a PIB Andaraí, a Missão Batista do Grajaú e a IB Memorial da Tijuca. Nas três primeiras, tive a oportunidade de pregar algumas vezes. Na última, levei uma palestra aos adolescentes sobre Bioética). Ali, provavelmente falarei da relação entre a Igreja e a Sociedade, usando como ilustrações meu livro, Nazismo e Cristianismo. Porém, como o Espírito Santo às vezes surpreende, o tema pode mudar.

No dia 5/5, estarei visitando novamente a PIB Andaraí, onde estarei falando pela quarta vez. Foram dois cultos jovens e um culto matutino na bagagem, é uma igreja boa, com uma membresia sólida, irmãos gentis e um pastor com uma história de vida sensacional. No dia 5, estarei novamente falando aos jovens, com quem até já tive a chance de jogar bola, uma vez.

Por fim, no dia 9/5, estarei novamente no Grajaú, no culto de quarta-feira, desta vez falando sobre Igreja. Um tema desafiador, especialmente porque meu pastor escreveu um livro sobre o tema. Contudo, eu adoro desafios, por isso estou pronto para a missão.

Tudo isso, somado a algumas novas oportunidades que estão começando a ser ventiladas (mensagens em outras igrejas, produção de revista de EBD e livros) só aumentam minha demanda por tempo, por isso estarei usando todo o que tenho para me dedicar a estas missões. Peço as orações dos irmãos, pois, além disso tudo, ainda tenho uma juventude para pastorear e uma pós-graduação para terminar. O ano de 2012 está prometendo muitas bênçãos. Senhor, continue me usando. Estou aqui para o Seu serviço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário