Marcadores

terça-feira, 10 de abril de 2012

Gideões proibidos de distribuir Bíblias em escolas canadenses


O Departamento de Educação do distrito de Bluewater administra 53 escolas públicas responsáveis por cerca de 18.000 estudantes no sul da província de Ontario, no Canadá, e se tornou manchete nacional recentemente ao anunciar que vai banir a já antiga tradição de distribuição gratuita de Bíblias (edição combinada de Novo Testamento, Salmos e Provérbios) pela organização conhecida como Gideões Internacionais, que tem um ministério no mundo todo, inclusive no Brasil, em que os livros são doados a escolas, hotéis e hospitais.

É bom não confundi-los com a versão brasileira dos Gideões Missionários da Última Hora, que, apesar de utilizarem a mesma palavra – gideoes – no endereço da internet, têm um .com enquanto os Gideões Internacionais têm um .org, o que já diz alguma coisa a respeito das duas instituições.

Desde 1936, os Gideões internacionais do Canadá tinham o costume de distribuir os livros do Novo Testamento, Salmos e Provérbios grátis aos estudantes da 5ª série na região, até o momento em que a forte secularização local, combinada com a militância ateísta e a crescente presença de imigrantes de outras religiões, fez com que vários conselhos educacionais ao redor do país revissem sua política de permitir que os Gideões continuassem a exercer seu ministério.

Depois de anunciada a decisão, o Departamento de Educação de Bluewater vem enfrentando uma reação feroz de pessoas que os acusam de extirpar as raízes cristãs do país, o que levou alguns conselheiros a se sentirem ameaçados – inclusive de morte – por algumas mensagens que receberam.

Por seu lado, Kelvin Warkentin, porta-voz da seção canadense dos Gideões Internacionais, reconheceu que os tempos mudaram: “Ao longo do tempo, devido ao fato do tecido religioso do nosso país ter sido continuamente refeito, os departamentos de educação começaram a reavaliar as suas políticas quanto a essa tradição. […] A resposta dos Gideões a essas decisões, de descontinuar as distribuições, tem sido de completa aceitação”.

Tudo indica de que se trata de mais um passo na, digamos, “descristianização” de países que foram realmente fundados e construídos com bases cristãs, tudo em nome da “tolerância” e do “politicamente correto”. Ser cristão nesses lugares se torna cada dia mais difícil, beirando a clandestinidade.

O grande problema é saber o que virá depois...

Autor: Hélio Pariz

Fonte: Winnipeg Free Press, via Genizah.

Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário