Marcadores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Análise de Louvores: Festival Promessas: Faz um milagre em mim - Regis Danese

Boa tarde, prezados amigos e leitores. Espero que todos tenham desfrutado bastante do período de festas. Como era de se esperar, também aproveitei para tirar estes dias para descansar um pouco, comer panetone e esquecer um pouco do trabalho. Estando de volta, entramos novamente no esquema para preparar um novo estudo sobre os louvores entoados no Festival Promessas. Hoje, iremos estudar o louvor talvez mais tocado nas rádios brasileiras nos últimos tempos. Se não for, pelo menos é o mais tocado na Rua Uruguaiana, mercado popular do Rio de Janeiro: "Faz um Milagre em Mim", de Regis Danese:

Como Zaqueu
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim.
Eu preciso de Ti, Senhor
eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua Paz
Largo tudo pra te seguir.

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti,
Porque o Senhor é o meu bem maior,
Faz um Milagre em mim.

Este cântico, para começar, tem alguns pontos positivos: A melodia é ótima, cativante. É também uma melodia diferente dos louvores que estão sendo criados hoje em dia, assimétricos e cheios de distorções vocais. O próprio cantor não compromete a música, que favorece ao seu timbre de tenor.

Com relação à letra, a música se baseia na história de Zaqueu, relatada em Lc. 19.1-10. Vale notar que esta história é um claro contraste com a história do jovem rico, que não deixou os seus bens materiais para seguir a Jesus (Lc. 18.18-25): Enquanto um se desapegou de seus bens materiais para fazer o que era certo perante o Senhor (indo além do que a Lei exigia de restituição), o outro preferiu apegar-se às suas riquezas e ignorar o pedido de Jesus.

Contudo, apesar da letra ser baseada na história de Zaqueu, há algumas incongruências com o texto bíblico:

1. Zaqueu não subiu na figueira para chamar a atenção de Jesus: O texto bíblico diz apenas que Zaqueu subiu na árvore porque queria saber quem era Jesus, vê-lo com seus próprios olhos.

2. Zaqueu não subiu na figueira movido por um profundo sentimento de amor por Jesus: O texto bíblico mostra apenas que Zaqueu subiu porque era de baixa estatura e não conseguia enxergar Jesus por cima da multidão.

3. Zaqueu não pediu para Jesus entrar em sua casa: Jesus, ao vê-lo, chamou-o pelo nome (mostrando sua onisciência) e pediu para ele descer, pois ficaria em sua casa.

O restante da música, tirando estes detalhes, torna-se uma música muito bonita, um belo louvor. A ministração teria que ser muito forte, mostrando que Zaqueu foi transformado por Jesus ao decidir restituir quatro vezes o que roubou e dar metade do que tinha aos pobres. O texto apresenta Zaqueu falando no presente em algumas versões, o que dá a entender que ele já faria aquilo antes de conhecer a Jesus. Contudo, a NVI interpreta o texto colocando a restituição no futuro, mostrando uma mudança de caráter. Isso se coadunaria com a afirmação de Jesus de que houve salvação naquela casa "naquele dia".

Não só isso, a música é outra daquelas músicas perigosíssimas de serem cantadas, sob o risco da congregação tornar-se hipócrita. Pedir a Jesus para "entrar em sua casa e vida", ensinar a pessoa a ter santidade e a amar somente a Ele, dizer que ele largará TUDO para seguir a Deus... Todas estas afirmações são extremamente fortes e devem ser consideradas com muito carinho pelos fieis e ministros. Sempre há algo a que as pessoas se apegam e não largam de mão. Conheço pessoas, por exemplo, que deixam de ter uma vida de comunhão com Deus por causa do trabalho, da família, da novela, dos estudos, do vídeo-game ou dos prazeres sexuais. São pessoas que investem horas, dias, meses, anos de suas vidas nestas atividades e são incapazes de separar alguns minutos de suas vidas para falar com Deus, buscar a Sua face, ler e estudar a Sua Palavra. Dizem querer conhecer a Deus, mas não o procuram.

Além de todas essas questões, há uma frase em especial que vale notar: "Me ensina a ter santidade". Apesar de podermos buscar a santidade, ela vem de Deus (1 Ts. 5.23). A sabedoria que vem do alto também nos mostra como ser santos (1 Co. 1.30). A Bíblia também nos ensina sobre ela, mostrando que ela é uma forma de comportamento oposto aos prazeres do mundo e seus ditames (Rm. 12.2, 1 Pe. 1.14,15). Para buscá-la, é preciso uma transformação de mentalidade, não sendo fácil nem automática, mas que deve ser perseguida com toda intensidade.

Enfim, a música tem suas dificuldades, porém, corretamente ministrada, é uma boa música de louvor. Só há um problema: Ela foi totalmente arrasada pela superexposição. Transformada em funk e pagode, foi tocada por grupos seculares em shows seculares e acabou perdendo totalmente seu significado. As pessoas pediam para Jesus entrar em suas vidas e, logo depois, desciam ao chão com proibidões. Sem efeito, o louvor passou a ser uma mera música secular, só isso. Uma pena, pois a música é boa.

Amanhã, estaremos analisando a música "Seu sangue", de Fernandinho. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário