Marcadores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bispo cancela missa do dia 30 para evitar a participação de religiões de matrizes africanas


Lavagem da escadaria depois da missa, em 2010
O bispo Dom Martinez Alvarez, de Corumbá, Mato Grosso do Sul, decidiu cancelar a missa do dia 30 de dezembro na Igreja Matriz para evitar que o ritual feito por integrantes do candomblé e da umbanda aconteçam.
Há sete anos os grupos de religiões de matrizes africanas assistem à Santa Missa do dia 30 sentados nos primeiros bancos da igreja. Após a celebração eles saíam do templo e lavavam a escadaria da igreja.
A participação desses religiosos foi vetada pelo bispo, com consentimento do padre local, e depois dessa decisão eles acharam melhor cancelar a missa. “Não foi um cancelamento de um momento para outro, foi uma decisão pensada”, disse Alvarez.
O motivo foi a falta de coerência religiosa na tradicional missa. “é uma questão doutrinária”, disse Dom Martinez. Ele diz que as duas religiões nunca tiveram um acordo e que, portanto a missa não deveria acontecer.
O presidente da Associação Corumbaense das Religiões de Matrizes Africanas do Pantanal e Região (Acorema) e delegado das religiões de matrizes sul-africanas do Centro Oeste, Clemílson Pereira Medina, nega que tenha sido avisado oficialmente pelo bispo da decisão de cancelar a missa. “Corumbá vai perder com isso, eles [bispo e padre] não estão respeitando nem os fieis da igreja deles; as famílias mais tradicionais da cidade esperam essa missa”, disse.
Medina também afirmou que a lavagem da escadaria vai acontecer no dia 30 mesmo sem ter missa no local. Pois já é um ritual que faz parte da cultura local. Um dia antes eles planejam uma caminhada em defesa da liberdade religiosa.
Com informações G1, via GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário