Marcadores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Igreja Universal do Reino de Deus é uma seita?


por Johnny T. Bernardo


Embora não possa ser considerada como seita, no sentido pejorativo da palavra, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) aparece na lista das chamadas "igrejas menos puras". Usada pela primeira vez pela Comissão de Doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil, a nomenclatura se deve a existência de elementos estranhos na liturgia da IURD, como semelhanças com o Catolicismo e o Baixo Espiritismo. A IURD é, para a maioria dos pesquisadores da religião, um movimento contraditório cuja prática doutrinária é um prejuízo ao Evangelho.

Fundada em 9 de julho de 1977, por Edir Macedo, a IURD professa doutrinas e crenças provenientes dos mais variados segmentos religiosos. É o que conhecemos por sincretismo religioso, ou seja, uma mistura de ideias e pensamentos. Além de algumas semelhanças com o pentecostalismo, a IURD possui as seguintes características doutrinárias.

a) Teologia da Prosperidade. Um dos aspectos fundamentais da teologia da IURD é a dita "Teologia da Prosperidade". Assim como o movimento Neopentecostal, a Teologia da Prosperidade é de origem norteamericana. O movimento surgiu de forma gradual por meio de Essek Willian Kenyon (1867-1948). Kenyon, aproveitando-se dos conceitos de Mary B. Eddy (fundador da Ciência Cristã), empenhou-se em pregar a salvação e a cura em Jesus Cristo. Dava ênfase aos textos que falam de saúde e prosperidade, além de aplicar a técnica do poder do pensamento positivo. A Teologia da Prosperidade afirma que o crente não pode adoecer, passar por privações, dificuldades financeiras ou outros tipos de adversidades. A presença dessas situações na vida de um cristão é um sinal de que ele fracassou na fé ou carrega consigo algum tipo de pecado.

b) Dízimos e ofertas. O dinheiro, na teologia da IURD, ganha quase que um status sacramental. Segundo Macedo, o Espírito Santo nos faz compreender que o dinheiro, na sua obra, é sangue da Igreja do Senhor Jesus Cristo, pois que Ele, através de um meio qualquer de divulgação, faz com que pessoas recebam a vida eterna dentro de um hospital, lar, presídio etc. Ainda segundo Macedo, o dízimo é a chave pelo o qual os cristãos podem ter acesso aos tesouros da graça e o poder divino. "Quando pagamos o dízimo a Deus, Ele fica na obrigação (porque prometeu) de cumprir a sua palavra, repreendendo os espíritos devoradores que desgraçam a vida do ser humano, atuando nas doenças, acidentes, vícios, degradação social, e em todos os setores da atividade humana, os quais fazem o homem sofrer. Quando somos fieis nos dízimos, além de nos vermos livres destes sofrimentos, passamos a gozar de toda a plenitude da Terra, tendo Deus ao nosso lado, nos abençoando em todas as áreas", afirma Macedo.

c) Pontos de Contato. Segundo Macedo, pontos de contato são elementos usados para despertar a fé das pessoas, de modo que elas tenham acesso a uma resposta de Deus para seus anseios. Muitas pessoas têm dificuldade para colocar sua fé em prática, por isso precisam de pontos de contato (Doutrinas da Igreja, pág.101). Os pontos de contato incluem, além do uso de objetos mágicos, o uso de elementos da superstição popular brasileira. "Muitas pessoas dizem que a angústia e brigas são coisas da época em que vivemos. Isso é falso. São coisas resultantes da presença de demônios. Participe da campanha da arruda contra os maus espíritos na última sexta-feira do mês. Temos a oração de descarrego com arruda, uma oração forte, muito forte. Venha receber o pão da cura, o pão da benção, o pão do Espírito. Venha à Igreja Universal receber uma fita para colocar em seu braço. Você que hoje está com uma fita vermelha venha na próxima semana receber uma fita azul, em que está escrito: Persegui meus adversários e os venci. Venha, pois no domingo você vai receber a fita azul, da cor do céu. Largue a fita do Bonfim, dos santinhos, e venha receber a nossa fita azul". (Folha Universal, 2002, pág. 27)

d) Maldição Hereditária. Como parte de sua teologia, a IURD ensina o que ficou conhecido como "Maldição Hereditária", ou seja, a ideia que existem espíritos familiares que acompanham as gerações de uma família, causando-lhe os mesmos males. Macedo afirma: "Existe um espírito que só atua na destruição do lar. É o chamado espirito familiar. Você pode verificar isso a partir das etapas que o casal enfrenta na vida. Esse espírito normalmente vem dos pais. Se eles são divorciados, o mesmo espírito que destruiu o lar dos pais vai tentar destruir o lar dos filhos, dos netos, dos bisnetos. Isso é uma herança maldita (...) O espírito familiar passa de pai para filho por todas as gerações, até que a pessoa tenha um encontro com Jesus. Aí, corta-se a maldição!".

Johnny T. Bernardo é apologista, pesquisador da religiosidade
brasileira, jornalista e colaborador do Genizah


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz1fqTmHAwG
Under Creative Commons License:
Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário