Marcadores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Religião ajuda brasileiros que vivem no exterior

O Jornal do SBT mostrou na última terça-feira que a religião tem sido a grande aliada de brasileiros que se mudam para a Inglaterra. No país há 104 igrejas evangélicas que fazem cultos em português e a grande maioria dos fiéis são brasileiros.


Os fatores que levam as pessoas para as igrejas são as dificuldades de conviver com uma sociedade mais fechada, longe de amigos e parentes. Fora isso estrangeiros são muitas vezes destratados como aconteceu com o brasileiro Frederico Camdo que está há 10 anos no país.


“Às vezes, eu entendia eles falando: manda esse cara embora, ele não fala a língua. Ai vc chega naquela animação, vê as pessoas falando assim: eu to enrolado, né!”, diz ele.

Assim como Frederico milhares de outras pessoas encontraram na religião uma forma de superar essas dificuldades, tanto que dos 30 mil brasileiros que frequentam as igrejas da Inglaterra, sete de cada dez se converteram depois que mudaram para o exterior.
Para o pastor Edmilson Bueno a razão para se procurar a igreja pode ser a frustração de sair do Brasil imaginando melhorar de vida e quando chegam percebem que a realidade é outra. “Eles pensam que vão ser recebidos em um tapete vermelho e quando eles encaram a realidade de Londres, de pessoas com cara fechada, a falta da família e tudo”, diz.

As igrejas servem até mesmo para ajudar as pessoas a aprenderem a língua de forma mais fácil, muitas delas oferecem cultos em inglês com tradução em português que acaba atraindo não só brasileiro como portugueses, angolanos e moçambicanos.



Fonte: GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário