Marcadores

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Igreja Mundial seria concorrente da IURD? Sociólogo diz que sim

Fundada depois que o bispo Valdemiro Santiago se desentendeu com Edir Macedo, a IMPD é hoje a igreja que mais cresce no Brasil

 
 O crescimento da Igreja Mundial do Poder de Deus chamou atenção do jornal o O Globo que divulgou uma reportagem sobre o ministério fundado pelo apóstolo Valdemiro Santiago. No texto a IMPD é citada como concorrente direta da Igreja Universal do Reino de Deus.
 
“No momento em que a Mundial mais ou menos clona o nome (Universal), significa concorrência, declaração de guerra”, disse ao jornal carioca o professor de Sociologia da Religião na USP Antônio Flávio Pierucci.

Assim como informamos em uma reportagem exclusiva, a IMPD apesar da pouca idade já possui quase a mesma quantidade de templos que a IURD, fundada em 1977. Hoje são 3.200 templos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas o apóstolo afirma que paga 4.5000 aluguéis por mês.

A reportagem também cita a construção da Cidade Mundial que vai erguer na cidade de Guarulhos um templo para mais de 100.000 pessoas. Para eles o templo da Mundial quer bater de frente com o Templo de Salomão que a IURD está construindo no bairro do Brás, em São Paulo.

Valdemiro Santiago anunciou em uma gravação que a construção da  Cidade Mundial aumentou as despesas mensais da igreja para R$30 milhões. Nesse valor estão inclusos gastos com aluguéis de templos e espaços em emissoras de rádio e TV. Apesar de pedir constantemente para os telespectadores fazerem ofertas para ajudar a obra, Valdemiro gosta de dizer que não precisa do dinheiro dos dízimos para sobreviver.

O jornal O Globo cita que o apóstolo e sua esposa, bispa Franciela, moram num condomínio de luxo em Alphaville e usam helicópetero e avião para se deslocarem. Eles são donos de uma empresa de comunicação e de uma gravadora de CDs. Além disso, a esposa de Valdemiro também é sócia de uma editora de livros e DVDs da igreja. É com a renda dessas empresas que eles se sustentam.

“Hoje, tenho o fogão que eu quiser. Como o que quiser, moro onde quiser. Não dependo de centavos da igreja, nenhuma moeda da igreja, você que frequenta sabe disso”, comentou Santiago em um vídeo.

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário