Marcadores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Análise de Louvores: Festival Promessas: Parte 1: Introdução e relação de músicas a analisar

Boa tarde, pessoal. A partir de hoje, iniciarei um trabalho de estudo das músicas que permeiam nosso meio evangélico. Não será um trabalho exaustivo, não procurarei me deter em analisar com pormenores todos os louvores que aparecem no mercado. Minha ideia é apontar as partes problemáticas destes "louvores", entremeando o estudo da teologia embutida nestas músicas com postulados oriundos de teologias e heresias conhecidas. O objetivo é simples: Revelar como nossa música gospel pode esconder teologias espúrias aos ensinos bíblicos e enganar nosso povo, levando-o a crer em algo que é contrário ao evangelho.

Quero também deixar claro que não serei meramente um crítico da música gospel. Pretendo analisar outros louvores, tanto de cantores conhecidos como de levitas menos midiáticos. Meu objetivo, com isso, será provar que nem tudo está perdido, que nem toda a música gospel contemporânea é ruim. Não sou apologista do HCC ou dos Vencedores por Cristo. Porém, entendo que minha função e responsabilidade pastoral envolve alertar os cristãos de hoje aos detalhes que por vezes passam despercebidos no meio musical cristão e que passam despercebidos pelas equipes e ministérios de louvor, na hora de escolher o repertório para a liturgia dominical.

Também quero deixar claro que minha abordagem teológica será baseada na Bíblia e, em parte, na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, denominação a qual sigo e pela qual fui consagrado pastor em 02/01/2011, no tempo da Primeira Igreja Batista do Grajaú, no Rio de Janeiro-RJ, onde sirvo hoje como pastor de jovens. Desta forma, peço que entendam que, se houver qualquer discordância quanto às minhas análises teológicas, a regra para contestação deve ser a Bíblia e a Declaração da CBB (toda ela baseada também na Bíblia). Não responderei a argumentos com base em revelação, "unção", profecia ou coisas do tipo.

Como ponto de saída, decidi abordar as músicas apresentadas no Festival Promessas, exibido pela Rede Globo no último dia 11/12/2011, domingo, às 13:00. Eu escolhi este festival por conta da enorme visibilidade que ele obteve na emissora e por causa da repercussão dividida que o mesmo obteve. Quero deixar claro que, para fazer este estudo, assisti ao festival na íntegra, graças a minha conta de assinatura no provedor Globo.com, que me dá acesso às reprises dos programas exibidos pela Rede Globo de Televisão.

O programa da Rede Globo teve uma hora de duração, dividido em dois blocos. O primeiro, de surpreendentes 50 minutos de duração, e um segundo, de cerca de 15 minutos, dedicado a complemento da participação do grupo Diante do Trono e da apresentação de um louvor com todos os cantores que participaram do evento. A edição separou o programa em dezesseis músicas. Destas dezesseis, quinze foram identificadas na transmissão da Globo. Uma, irei identificar em data futura. As quinze que foram identificadas foram:

Coração Brasileiro - Pregador Luo
Os sonhos de Deus – Ludmila Ferber
Sabor de Mel – Damares
Diante de Ti – Eyshila
Tu Podes – Regis Danese
Faz um milagre em mim – Regis Danese
Seu sangue – Fernandinho
Videira – Fernanda Brum
Pavão Pavaozinho – Fernanda Brum e Pregador Luo
Tua graça me basta – Davi Sacer
Restitui – Davi Sacer
Preciso de Ti – Diante do Trono
Me Ama – Diante do Trono
Canção do Apocalipse – Diante do Trono
Alto Preço – Todos os cantores

Destas músicas, algumas ficaram um tanto deslocadas na transmissão ("Coração Brasileiro" e "Pavão Pavaozinho"), enquanto outras mostraram-se problemáticas teologicamente. Apenas algumas poucas não apresentam problemas teológicos. Nós comentaremos sobre ela assim mesmo.

A partir dos próximos dias, estaremos começando a comentar sobre as músicas presentes no festival. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário