Marcadores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Análise de Louvores: Festival Promessas: Diante de Ti (Eyshila, autoria Emerson Pinheiro)

Bom dia, amados irmãos e leitores. Hoje, estaremos novamente analisando um louvor que foi entoado no Festival Promessas, transmitido pela Rede Globo neste mês de dezembro. Estaremos, hoje, analisando o louvor "Diante de Ti", de Emerson Pinheiro, entoado por Eyshila no Festival Promessas. A música é extremamente conhecida e é hit em qualquer culto jovem ou adolescente. Vamos à análise:

Vem, Senhor, encher este lugar (2x)
Com tua glória, com tua glória (2x)

Fala-me, eu quero te ouvir
Toca-me, eu quero te sentir
Vem e abraça-me, vem e abraça-me (2x)

Todo dia é dia de adorar ao Senhor
Eu conto os segundos só pra te encontrar
Quando estou em tua presença

Dá vontade de pular, dá vontade de dançar
Dá vontade de gritar, dá vontade de correr
Diante de ti
Dá vontade de pular, dá vontade de dançar
Dá vontade de gritar, dá vontade de correr
Dá vontade de pular, dá vontade de dançar.
Hey yeah

Na tua presença Senhor
Dá vontade de correr, de saltar de alegria
De te conhecer Senhor
De erguer minhas mãos
E te adorar, e te adorar... Senhor
Dá vontade...

(refrão)

Eu não vou negar: Sempre gostei deste louvor. Meu lado jovem gosta de pular, dançar, gritar durante um louvor. Não é sempre, mas às vezes é bom extravasar as emoções, dizer bem alto que Deus é maravilhoso, glorioso, amoroso, misericordioso, Todo-poderoso.

Tendo dito isto, a música tem um problema: Uma remissão ao passado Vetero-Testamentário. Ao pedir que o Senhor "encha o local com a sua glória", o louvor remete à Teologia do Templo/Tabernáculo, quando a glória do Senhor enchia o Santo dos Santos para poder falar com Moisés e com o sacerdote. Esta ideia foi quebrada pela vinda do Espírito Santo. Agora, a glória de Deus habita em nós, através da ação e da presença do Espírito em nossas vidas. Nós resplandecemos a glória de Deus em nossos corações por conhecermos a Cristo (2 Co. 4.6). Com esta letra, as pessoas são levadas a pensar ainda que Deus vem e vai no mundo, sem perceber que já foram seladas no Espírito (Ef. 1.13, 4.20).

Uma outra questão desta música é o risco que as pessoas correm de serem hipócritas ao cantarem ela. A música diz que "contamos os segundos para encontrarmos a Deus". Contudo, o fato é que vemos, mais e mais, que as pessoas não anseiam tanto assim encontrarem a Deus. Pelo contrário, elas anseiam receberem as suas bênçãos. Se elas ansiassem encontrar a Deus, elas ansiariam por ler a sua Palavra, elas ansiariam por orar, elas ansiariam por colocar em prática os seus ensinamentos. Como está hoje, vemos apenas uma ânsia por ir ao culto encontrar os amigos e cantar um pouco. Quantos não são os que cantam esta música e logo depois deixam o templo, ignorando o fato que Deus falará através da mensagem pastoral momentos depois.

Tirando o problema e o perigo que a música traz, este louvor é muito bom. Tem uma melodia arrebatadora, uma letra equilibrada e animada. Dependendo do momento, do contexto, ela é apropriada para ser cantada e entoada pelos irmãos de nossas igrejas. Com uma boa ministração para consertar a questão da presença de Deus e a compreensão dos irmãos, esta música é perfeita para abrir um momento de louvor em um culto jovem ou adolescente.

Abraços a todos, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário