Marcadores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

As três orações de Paulo (esboço de mensagem)

Mensagem 34: As três orações de Paulo aos filipenses
Texto-base: Fp. 1. 1-11

Introdução: Todos os pastores, teólogos e estudiosos da Bíblia se preocupam muito em estudar, analisar e dissecar a parte das epístolas paulinas que falam de seus ensinos para as comunidades a quem ele escreveu.

Sem dúvida, este era o foco principal da redação destas cartas. Porém, eu também gosto de analisar a forma como Paulo trata seus destinatários, pois esta forma nos mostra como Paulo vivia e considerava as pessoas a quem ele se dirigia em suas cartas.

Nesta carta de Paulo, redigida da prisão, Paulo mostra que ainda se lembra e se importa com as igrejas que ajudou a plantar ou onde trabalhou, mesmo nas circunstâncias terríveis em que vivia. Certamente, esta lembrança devia cativar e acalentar os corações das igrejas às quais escrevia.

Aos filipenses, Paulo revela que faz três orações por eles, as quais creio que devem também servir de exemplo para nossas vidas de oração:

1) A primeira oração de Paulo é... de agradecimento pelas boas lembranças de sua igreja.

Fp. 1. 3: Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós,

2) A segunda oração de Paulo é... de intercessão por suas vidas, como agradecimento pelas contribuições a seu ministério.

Fp. 1. 4,5: fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.

3) A terceira oração de Paulo é... de pedido de crescimento espiritual e de integração dos irmãos.

Fp. 1. 9-11: E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

O que aprendemos com este texto?

1) Paulo, mesmo preso e em situação insalubre, pensava em seus irmãos em Cristo e intercedia por eles.
2) Paulo não se esqueceu de seus amigos do passado, após tanto tempo.
3) Paulo interpreta sua situação de prisão como oportunidade, e não como sacrifício (1.12-14; mencionar filme Todo-Poderoso 2 e a questão das “oportunidades de bênçãos” dadas por Deus, como oportunidades para ter coragem, fé, paciência, ficar com a família).

Nenhum comentário:

Postar um comentário