Marcadores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Palavras de Vida Eterna vs. Palavras do Mundo: Mensagem SIB Grajaú em 2009 (Texto-base: João 6.60, 66-68)

Fala, pessoal, tudo bem? Estava dando uma olhada no meu antigo blog, Vozes da Colina, da época em que estudava no Seminário do Sul. Lá, encontrei três posts que achei que seria legal trazer para cá. Este é uma mensagem que preguei em um culto na SIB do Grajaú em 2009. Não é um primor de homilética, mas foi como achei que deveria dividir, por ser uma mensagem temática. Espero que seja uma bênção em suas vidas.




Mensagem 24: Palavras de vida eterna vs. Palavras do mundo


Texto base: João 6.60, 66-68.


60 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 66 À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;


Frase base: Para ser um jovem que faz a diferença, primeiro é preciso ser um jovem diferente. Para ser um jovem diferente, é preciso ser um jovem que retém as palavras de vida eterna e descarta as palavras do mundo.


Palavras do Mundo: Situações, questões, decisões IMPOSTAS PELA SOCIEDADE como regra a ser seguida, sob pena de segregação. Tido como LEGAL, MANEIRO.
Ex.: Pra que casar cedo? Aproveite bastante a vida com as mulheres quando jovem e case-se quando você se cansar... SE cansar.


-As Palavras do Mundo DESTRÓEM a vida espiritual de um crente, afastando-o de Deus (O que aconteceu com os outros discípulos? Perderam a grande oportunidade da história, de conhecer as Palavras de Deus do seu próprio filho!!)
-As Palavras de Vida Eterna FUNDAMENTAM e RESTAURAM a vida espiritual de um crente, aproximando-o de Deus (A antiga religiosidade legalista judaica dá lugar a uma religiosidade cristã do amor)


Palavras do Mundo:


- “Os pais são quadrados”. (QUADRADICE PATERNA)


Causam: Destruição familiar, falta de sabedoria, entrega às outras palavras.
Motivo: Os pais são os mais interessados em preservar os filhos do mal.
Hoje: Os filhos ignoram os pais. Para não perder os filhos, os pais se dobram às suas vontades e jogam a culpa na sociedade.


- “O que importa é o agora”. (IMEDIATISMO)


Causam: Hedonismo (culto ao prazer), imediatismo, ignorância sobre pecado e vida com Deus, falta de compromisso.
Motivo: O inimigo quer impedir que o jovem veja a fragilidade da vida e entregue sua vida a Jesus cedo.
Hoje: Muitos profissionais não conseguem entrar no mercado de trabalho porque querem entrar por cima, ganhando salários irreais para sua posição (ILUSTRAÇÃO: notícia da Folha Online de analista de RH que diz que não consegue preencher as 20 vagas de trainee de sua empresa, apesar de ter recebido mais de 10 mil currículos porque ninguém quer começar trabalhando ganhando pouco para, posteriormente, galgar posições na empresa. Todos querem começar por cima, ganhando muito, tendo função gerencial ou até mesmo começar trabalhando em áreas internacionais).


- “Vale tudo para conseguir dinheiro”. (GANÂNCIA)


Causam: Consumismo, vontade de ganhar dinheiro a qualquer custo, sem esforço, sentimento de inferioridade.
Motivo: A sociedade impõe que uma pessoa só pode ter seu valor medido pelo que ela tem, e não pelo que ela é.
Hoje: O mercado que mais consome roupas de grife, por exemplo, é o de classe média baixa (ILUSTRAÇÃO: Shopping mais lotado do Rio: Norte Shopping).


- “Eu venho primeiro do que o outro”. (INDIVIDUALISMO)


Causam: Autoritarismo, egocentrismo, competitividade.
Motivo: A sociedade capitalista tem como premissas a vitória do mais forte, do mais capacitado, e o lucro a qualquer custo. Para subir na vida, deve-se ignorar os outros, até mesmo pisar neles, para avançar postos.
Hoje: Religiosidade internalista, de evolução espiritual pessoal. Não se fala mais de amor ao próximo, comunhão (ILUSTRAÇÃO: Qual foi a última música de sucesso nas rádios que falou de comunhão com o irmão, amor ao próximo ou sacrifício pelo outro?).


- “A vida é curta, logo devemos aproveitá-la ao máximo”. (HEDONISMO – culto ao prazer)
- “Deixa de ser careta” (CARETICE)


Causam: Sexualidade precoce, bebida, drogas, fumo, malícia (palavrões), vida em velocidade máxima.
Motivo: Na ânsia de querer pertencer a um grupo, o jovem se molda ao mundo, adotando seus valores e evitando influenciá-lo com seus valores, por medo de ser isolado do grupo.
Hoje: A permissividade da religiosidade protestante moderna tem levado a muitas aberrações, onde as pessoas vivem uma vida santificada no domingo e, durante a semana, vivem suas vidas totalmente desregradas (ILUSTRAÇÃO: Adolescentes que dizem que só irão se batizar quando se tornarem jovens, adultos ou velhinhos).




Palavras de Vida Eterna para combater as Palavras do Mundo:


Contra QUADRADICE PATERNA:
Pv. 13.1: O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão.


Contra IMEDIATISMO
Pv. 27.1: Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz.
Ec. 3. 1-2: 1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2 há tempo de nascer e tempo de morrer;
Mt. 6.34: Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.


Contra GANÂNCIA
Lc. 16.13: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.


Contra INDIVIDUALISMO
Mc. 12.28-34: 28 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; 33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
Jo 15.12: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.


Contra HEDONISMO, CARETICE
Mt. 5. 13-14: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Nenhum comentário:

Postar um comentário