Marcadores

terça-feira, 31 de maio de 2011

O Pastor, Profeta de Deus (Resenha) - Parte I - Apresentação

Trabalhar a atividade pastoral da pregação. Esta é a intenção de Donald E. Price ao organizar o livro O Pastor, Profeta de Deus (Vida Nova, 2002). Ao combinar textos dos pastores William Willimon, Haddon Robinson e Steve Brown, Price pretende ajudar jovens e experientes pastores a enfrentarem as dificuldades das preparação das mensagens a serem apresentadas à igreja.




A primeira parte é dividida em três capítulos e trabalha os problemas que muitos pastores enfrentam quando enfrentam conflitos culturais. No primeiro, o pr. Willimon trabalha os cuidados que os pregadores precisam ter com suas palavras, pelo poder que elas carregam. No segundo, o pr. Robinson trabalha a insegurança que muitos pastores enfrentam ao serem comparados com grandes pastores-comunicadores. Já no terceiro, o pr. Brown trabalha a pergunta que muitos pastores se fazem, sobre serem a voz de autoridade na igreja ou serem companheiros de lutas de suas ovelhas.




A segunda parte é dividida em cinco capítulos e apresenta as pressões internas que um pastor pode sentir na hora de preparar sua mensagem. No primeiro, Steve Brown apresenta o problema de quanto pastores não são levados a sério em suas igrejas. No segundo, o pr. Willimon mostra os problemas que alguns pastores enfrentam quando falam muito "crentês" e não conseguem ser efetivos em suas mensagens para os não-convertidos. No terceiro, o pr. Robinson apresenta situações causadas pela tentativa de muitos pastores de tentarem pregar para todas as pessoas ao mesmo tempo. No quarto, o pr. Brown fala sobre a dificuldade de se pregar sobre o lado difícil do evangelho. Já no quinto, o pr. Robinson apresenta os problemas que muitos pastores enfrentam ao terem que pregar quando não estão se sentindo bem emocionalmente.




Por fim, a terceira parte do livro trabalha as pressões externas que afligem os ministros ao trabalharem suas prédicas semanais. Primeiro, o pr. Willimon apresenta o desafio dos pastores de transformarem suas plateias e auditórios em igrejas. A seguir, o pr. Robinson trabalha a dificuldade que muitos pastores enfrentam em selecionar os temas das mensagens que irão ministrar, com tantas coisas acontecendo aos seus redores. Logo depois, o pr. Brown conversa sobre a necessidade dos pastores de encontrarem tempo para prepararem suas mensagens. Por fim, o pr. Willimon trabalha o desafio de pregar o evangelho para os desigrejados.




O livro, em si, é uma leitura deliciosa. Com uma linguagem acessível, os autores mostraram claramente e ilustraram com competência os problemas que enfrentam no dia a dia de seus ministérios, no tocante à preparação de seus sermões. É uma leitura extremamente recomendável para pastores jovens ou experientes, e certamente acrescentará muito a quem separar um tempo para lê-lo. Falo isso porque o livro me abençoou poderosamente e sei que ele pode abençoar a vocês.




Nos próximos dias, estarei trazendo comentários sobre frases extraídas deste livro. Foram muitas ideias interessantes que gostaria de compartilhar com todos vocês. Em breve, também trazendo novas resenhas de livros que estou lendo ou já tive a oportunidade de estudar. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário