Marcadores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMENTÁRIO: Dilma veta distribuição de "kits anti-homofobia" às escolas

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/dilma-rousseff-manda-suspender-kit-anti-homofobia-diz-ministro.html

Eu sempre detestei as maquinações políticas em nosso país. Talvez esta fúria venha do fato de ver que ninguém está acima do poder do dinheiro (vide os inúmeros líderes evangélicos que caíram no infame esquema das ambulâncias, anos atrás). Como pago altos impostos e não vejo retorno de nosso governo em termos de serviços públicos de qualidade, esta fúria aumenta ainda mais, por conta da sensação que tenho de que a carga tributária que arco com meu estilo de vida acaba indo, na verdade, para os bolsos dos poderosos de nosso país.

Por conta disso, a notícia que surgiu na internet hoje, de que a presidente Dilma Rousseff teria vetado a distribuição dos kits anti-homofobia nas escolas públicas de nosso país, em uma possível troca pela não-convocação do Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, a depor sobre seu aumento patrimonial nos últimos anos, me deixa completamente dividido. Dividido entre a alegria de saber que um mal que estava brotando em nossas escolas foi debelado e a tristeza de saber que uma situação que merece explicações vai acabar sendo jogada para baixo do tapete.

Para quem não sabe sobre a história dos kits, no começo deste ano, o MEC aprovou a exibição a rede pública de ensino médio de nosso país, de três vídeos que abordam a temática homossexual. Em um dos polêmicos vídeos, feito por uma ONG, seria mostrado o relacionamento entre duas meninas como algo natural. Além destes vídeos, o kit apresentaria materiais para discussão do tema nas salas de aula, tendo como intenção diminuir a intensidade da homofobia em nosso país, reduzindo, desta forma, a quantidade de crimes contra a população homossexual em nosso território.

Eu, particularmente, não tenho nada contra a pessoa do homossexual, tanto é que defendo que ela seja tratada como um indivíduo igual a todos perante a lei nacional. Porém, não posso aceitar, por razões de fé, o relacionamento homossexual como algo natural do ser humano. O debate sobre os diversos textos bíblicos que tratam sobre o assunto é vasto e pretendo, um dia, abordá-los com a calma e atenção merecidas pelo tema. Porém, os poucos textos que já trabalhei a fundo não dão outra margem de interpretação que não seja a condenação total do homossexualismo pela Bíblia, livro que sigo como regra de fé e prática.

Tendo isso em vista, sempre vi com muito ceticismo a forma como o MEC trabalharia a educação de nossas crianças com relação a este tema. Como trabalhar esta questão, se as escolas não ensinam os alunos a agirem como cidadãos, respeitando os direitos do próximo? A antiga aula de EMC (Educação Moral e Cívica) ajudava em muito nesse sentido, mas ela sempre foi vista como uma matéria menor, que não merecia ser estudada ou ensinada em nossas escolas. Somente agora, com estudos sobre filosofia e sociologia retornando às escolas, as coisas começam a mudar, porém a EMC sempre trazia conteúdos mais práticos e precisos, que ajudavam o jovem a se portar na sociedade.

Em todo caso, as notícias iniciais, de que este kit seria exibido e trabalhado entre crianças do ensino fundamental, me chocaram. Eu sempre fui defensor de que criança deve agir e ser tratada como criança. Entretanto, nossa sociedade entrou numa era de antecipação dos valores e educação, novamente retirando de nossas crianças o direito de serem crianças. As crises da adolescência aparecem cada vez mais cedo. Crianças de 8, 9 anos de idade, já são bombardeadas pela sexualidade pregada pela mídia, e educá-las sobre a homossexualidade tão cedo apenas ajudaria a criar confusão na cabeça destas crianças, especialmente por, nesta fase, elas ainda darem preferência a brincarem e conviverem com indivíduos do mesmo sexo (o despertar para o sexo oposto costuma ocorrer entre os 9 e os 12 anos, com a chegada da puberdade). Logo, ao ler a notícia do veto à distribuição dos kits, fiquei mais tranquilo, com a esperança de um melhor planejamento para a abordagem sobre o tema por parte da sociedade.

Entretanto, ver a troca que foi feita pelos nossos políticos para impedir que este kit fosse distribuído me embrulhou o estômago. Acobertar um possível ilícito para conseguir o veto presidencial à distribuição dos kits é algo que jamais seria aceito por Jesus Cristo. Tal manobra chega a demonstrar a falta de fé que nossos políticos cristãos possuem na atuação do Espírito Santo e da igreja na tentativa de manter valores de família tradicionais na mente de nossa sociedade. É fato que a luta é grande. É fato que as novelas atuais fazem questão de destruir a família tradicional como a conhecemos. É fato que a luta no ramo político é necessária, tendo em vista a movimentação do grupo LGBT neste campo. Porém, não posso aceitar com bons olhos tal manobra. Simplesmente não posso.

Em todo caso, como tenho dito, a maior luta contra o fim da liberdade de expressão em nosso país, hoje, é o PLC 122, que tenho trabalhado aqui em nosso blog. É este PLC que pode, dependendo de sua redação, botar uma mordaça na boca de nós, pastores, que ainda defendem que o homossexualismo não pode ser enquadrado na Bíblia como um meio de vida natural, mas sim pecaminoso. E mesmo em relação a este PLC, a luta deve ser feita de forma ética, e nunca se utilizando de subterfúgios políticos para garantir que os interesses da população cristã sejam alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário