O presidente da Corte Constitucional da África do Sul, Mogoeng Mogoeng, enviou um convite a todos os presidentes de tribunal do país a participar de uma conferência do pastor e motivador pessoal norte-americano John Maxwell, na capital Joanesburgo.
Os que desejassem poderiam ainda adquirir ao custo de 650 rands [cerca de 150 reais] uma teleconferência com direito a bebidas, lanche e cinco DVDs das palestras de Maxwell.
Nenhum dos juizes aceitou e muito se sentiram ofendidos pela proposta de Mogoeng, que é conhecido por sua religiosidade e como pregador leigo de uma Igreja pentecostal.
No dia de sua nomeação, Mogoeng atribuiu a Deus o fato de ter assumido o cargo “Sou um daqueles crentes que acreditam na existência de Deus. Um Deus que se faz sentir”.
Ao mesmo tempo, no distrito de Bhisho, o premiê local (espécie de governador) decidiu investir 5 milhões de rands [cerca de R$1 milhão] para enviar 130 chefes da administração de sua província para ouvir John Maxwell e os palestrantes motivacionais sul-africanos Molapo David e sua esposa, Mamikie.
A conferência organizada pelo ministério de Maxwell ocorreu também na cidade de East London, onde os líderes de Bhisho atenderam. Ela faz parte de seu projeto para o despertamento de líderes africanos. Intitulada “I Can” [Eu posso], inclui além desse encontros ao vivo, uma oficina presencial de treinamento de dois dias por mês durante oito meses. Além disse, há web aulas na modalidade de ensino a distância além de livros, CDs e DVDs de autoria de Maxwell que ajudam no treinamento.
Os partidos da oposição criticaram abertamente essas despesas do governo, classificando-as como “vergonhosas”. Nkosinathi Kuluta do partido MPL afirmou “Não precisamos de todas essas despesas desnecessárias. Vivemos em uma província pobre, que tem necessidades extremas de prestação de serviços. Nós condenamos isso de forma contunde”.
Manelisi Wolela, diretor de comunicações do premier, disse: “A liderança da província aprovou uma estratégia de transformação provincial para o setor público, que visa impulsionar a prestação de serviços. Um dos pilares da estratégia é de desenvolvimento de liderança, que tem como premissa o entendimento de que a qualidade da liderança é responsável por mais de 80% dos resultados ou efeitos de qualquer instituição”.
Traduzido e adaptado de Witness e Dispatch
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