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quarta-feira, 28 de março de 2012

Movimento pede na justiça restrição do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras

Movimento pede na justiça restrição do ensino religioso nas escolas públicas brasileirasUm grupo formado por instituições educacionais e entidades ligadas a movimento em prol dos direitos humanos entrou com uma ação essa semana, no Supremo Tribunal Federal (STF), que tem como objetivo restringir o ensino religioso nas escolas públicas.

Segundo o The Christian Post, o grupo se baseou, para mover a ação, no censo da educação básica feito pelo Inep em 2009 que aponta que metade das escolas do país tem ensino religioso na grade curricular. O pedido de veto inclui São Paulo e Rio de Janeiro. Por causa da ação, o STF está analisando a constitucionalidade da disciplina religiosa obrigatória do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

O recurso judicial foi assinado por cinco instituições: Ação Educativa, Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação, Conectas Direitos Humanos, Ecos e Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.

O argumento principal da ação é de que os estados estão infringindo a constituição laica, que prevê que “ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

O grupo de entidades defende que o ensino religioso deve se restringir a exposição de práticas e da história. Atualmente, a lei não impõe uma diretriz sobre o conteúdo, e proíbe somente que seja feita propaganda religiosa.

Agora, o grupo espera que o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, defina seu voto sobre o caso até o fim desse mês.

Fonte: Gospel+

Comentários: Vamos dar o braço a torcer: Estes grupos possuem um ponto. Ninguém deveria ser obrigado a assistir aulas de religião, seja lá qual for. Religião não deve ser vista como uma obrigação, e sim como uma opção. Porém, creio que a cadeira deva ser mantida na grade curricular, como opção para aqueles que desejam conhecer e estudar mais sobre alguma crença que professem ou desejem acreditar, independente de qual seja.

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