Marcadores

quarta-feira, 21 de março de 2012

Vaticano divulga documento sobre abusos sexuais por padres irlandeses

O Vaticano divulgou nessa terça-feira (20) um relatório sobre as investigações de abusos sexuais de crianças e adolescentes por padres irlandeses. Entre as décadas de 1930 e 1990, milhares de crianças sofreram abusos em instituições católicas na Irlanda.

O relatório revela que os casos eram mantidos em sigilo pelos responsáveis das instituições e que, muitas vezes, padres contrários às práticas não tinham o apoio de seus superiores. A Igreja demonstrou indignação com os atos, que chamou de pecaminosos e criminosos.

"Com um grande sentimento de dor e vergonha, é necessário reconhecer que, dentro da comunidade cristã, jovens inocentes foram abusados por clérigos e religiosos a cujos cuidados haviam sido confiados", diz o documento.

Como medida para evitar que a situação se repita, bispos irlandeses anunciaram que as regras das instituições para menores serão mudadas.

O relatório é o resumo da investigação de quase um ano realizada por uma comissão de cinco bispos e cardeais indicados pelo papa Bento 16. Uma das conclusões a que se chegou na investigação é que os candidatos a padres precisam passar por melhor avaliação e treinamento.

A Irlanda é um país majoritariamente católico e há anos vem sendo abalada por escândalos de abusos sexuais cometidos por padres e por acusações de cumplicidade de líderes da Igreja.

Em 2011, a Igreja Católica foi acusada pelo governo irlandês de bloquear as investigações das autoridades.

Mas segundo o relatório os bispos se comprometeram a informar novos casos às autoridades locais e à Congregação para a Doutrina da Fé. O Vaticano também prometeu oferecer auxílio às vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário