Marcadores

segunda-feira, 19 de março de 2012

Mensagem: Como perder a integridade (Pr. Paschoal Piragine Jr., aula magna do Seminário do Sul)

Texto-base: 2 Samuel 11, 12.

Davi era um homem escolhido por Deus. Foi escolhido não porque era bonito, alto ou forte, mas porque tinha um coração íntegro. Era inteligente, destro, sensível, tinha todas as qualidades necessárias para ser um bom governador do povo escolhido do Senhor. Porém, ele começou a abrir brechas em seu reinado, e com isso acabou abrindo uma porta que levou à sua completa ruína moral. Cinco foram os estágios que levaram a esta queda:

1. Negociação de valores: Dt. 17.14-17 fala das qualidades que um rei deveria ter, quando fosse a hora do povo ter tal tipo de governante. Entre as ordenanças divinas, o rei não poderia ter muitas mulheres nem se entregar às riquezas. Davi fez exatamente isso, casando-se para firmar alianças políticas com vários povos, inclusive com o povo egípcio, de onde Deus havia libertado Israel. Não só isso, acumulou riquezas para seu reino, indo contra o mandamento de Deuteronômio.

2. Transformação da autoimagem: Em 2 Sm. 11.1, vemos que Davi não seguiu com seu exército para batalhar. É provável que Davi, tendo conquistado riquezas e mulheres, passou a se ver como um soberano ao estilo de outros reis da terra, com direito de ficar em seu palácio, deleitando-se de suas conquistas, enquanto seus comandados lutavam no campo de batalha. 

3. Quebra da integridade moral: Ao se ver como um rei como outro qualquer, Davi achou que poderia fazer o que bem entendesse. Subjugou-se a seus desejos, tomando para si a mulher de um de seus maiores soldados (um dos 30 grandes de 2 Sm. 23), filha de outro dos maiores, neta de seu principal conselheiro, Aitofel. 

4. Quebra da integridade governamental: Ao cometer seu ato vil, desesperado por ver que sua conquista havia engravidado e estaria, em breve, mostrando os frutos de sua traição, tentou usar de subterfúgios para esconder seu pecado e conseguir o que queria. Tentou fazer Urias ter relações com a mulher, para esconder a traição. Não conseguiu. Teve que ordenar seu assassinato, o que fez com que criasse inimigos (Aitofel) e ficasse nas mãos de pessoas que testemunharam ou participaram da ocasião (Joabe). 

5. Quebra da integridade espiritual: Ao fazer o que fez, Davi ignorou todos os mandamentos do Senhor, foi contra todos os seus desígnios, fazendo o mal aos olhos do Senhor (2 Sm. 12.7-9). 

O grande desafio que fica para todos aqueles que são chamados por Deus para a sua obra é a de agir de forma íntegra no trabalho do Senhor. As tentações são inúmeras: Uns podem se achar os bons, pensando equivocadamente que chegaram onde chegaram por causa de seus esforços, seus estudos, seus diplomas. Outros, podem se entregar a tentações para conquistar algo que seu coração deseja (dinheiro, poder, sucesso, mulheres, drogas). Porém, quando temos o Senhor ao nosso lado, quando vislumbramos a sua presença em nossas vidas, mantendo nossa vida de forma íntegra em suas mãos, podemos ver as bênçãos de Deus se realizando, e vidas sendo transformadas através do uso de nossas vidas pelo Senhor. Esse é o desejo do meu coração e espero que seja a do seu. 

PS.: Esta mensagem ficou na minha cabeça até agora. Estava fresquinha, tinha que botar no papel. Posso ter errado algo, mas a essência da mensagem foi essa. Há duas ilustrações muito bonitas, ditas pelo Pr. Piragine durante sua prédica, mas as contarem em posts separados, amanhã. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário