Marcadores

terça-feira, 27 de março de 2012

Pastor de Londres espera ver maior união entre brancos e negros na igreja

Pastor de Londres espera ver maior união entre brancos e negros na igrejaUm pastor da igreja Jesus House (Casa de Jesus), em Londres, que recentemente foi nomeado a pessoa negra mais inspiradora pelos londrinos, em lista que tinha nomes como Barack Obama e Martin Luther King, espera ver maior unidade nas igrejas e que o termo “maioria negra” deixe de ser aplicável nas próximas duas décadas.

“Metade dos amigos íntimos de meus filhos são de raça branca. O desafio é apresentar o evangelho para eles de uma forma que seja relevante”, disse o pastor Agu Irukwu em entrevista à revista Christianity.

Atualmente a igreja Jesus House é de maioria negra. O pastor Agu promove um trabalho pioneiro para superar barreiras culturais através de parcerias com igrejas brancas, como a Holy Trunity Brompton e a igreja Nicky Gumbel.

Ele reconhece que a forma como as igrejas de maioria negra e branca fazem as coisas são “muito diferentes”. No entanto, ele acredita que elas podem se tornar uma.

Ele acrescentou que durante encontro com líderes de igrejas brancas, como a Nicky Gumbel, as “pessoas estavam apaixonadas pela obra de Deus”.

Fonte: Gospel+

Comentários: Essa dualidade de igrejas de maioria negra/branca possui um impacto muito maior em países europeus e nos EUA do que no Brasil. Porém, podemos problematizar a questão e nos perguntar: Quais são as dualidades que afetam nossas igrejas, e como poderíamos vencê-las para fazer com que o evangelho fosse pregado e o amor ao próximo, exercitado?

Eu consigo pensar em algumas dualidades bem interessantes, para discussão: Igrejas grandes/pequenas, Igrejas de asfalto/comunidade, Igrejas da capital/interior, Igrejas pobres/ricas, Igrejas de classe alta/média/baixa, Igrejas históricas/pentecostais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário