O arcebispo de Canterbury é o líder espiritual da Igreja da Inglaterra, também chamada de Episcopal Anglicana. O atual bispo a ocupar o cargo é Rowan Williams, que já anunciou que abandonará o cargo até o fim de 2012. Ele dará fim a um mandato de 10 anos, marcado pelas divisões da denominação sobre assuntos como a ordenação de mulheres e de homossexuais como bispos.
A provável última tentativa pelo arcebispo Williams de “curar” as divisões crescentes dentro da Comunhão Anglicana mundial ocorreu ontem. O “Pacto Anglicano” é uma tentativa de impedir que mais igrejas nacionais saiam da Igreja sem um acordo prévio. Um de seus pontos “polêmicos” é impedir a nomeação de bispos ou clérigos abertamente homossexuais.
Ontem, a Igreja da Inglaterra anunciou outra decisão polêmica: vai usar o Twitter para ajudar a escolher o novo Arcebispo de Canterbury. O porta-voz da Igreja disse que usará os órgãos oficiais, mas outros meios modernos, incluindo a rede social.
Os usuários do Twitter serão convidados a sugerir além de nomes, “seus pontos de vista sobre as necessidades da diocese de Canterbury e de toda a comunidade”. Também serão ouvidas as opiniões de pessoas de todas as fés ou de nenhuma, isso inclui o rabino-chefe da Inglaterra e o famoso professor e ateu militante Richard Dawkins.
Pela primeira vez na história, o processo antes longo e restrito começará com uma ampla consulta pública, que deve ser concluída até o final de maio. A Comissão de Nomeações deverá apresentar ao primeiro-ministro do país dois possíveis sucessores.
Esta parece ser uma boa notícia para alguns possíveis candidatos, que já são usuários ativos do Twitter. O bispo de Durham, Justin Welby tem 562 seguidores, o bispo de Bradford, Nick Baines, tem 3.953, e o antes favorito para o cargo, o Arcebispo de York, John Sentamu, tem 21.558. Williams, de 61 anos, assumirá a direção da Magdalene College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge, a partir de janeiro de 2013.
Apesar das controvérsias sobre seu período como líder, Williams foi parabenizado pelo primeiro-ministro britânico David Cameron. A rainha Elizabeth II, Líder Suprema da Igreja Anglicana, será a responsável por nomear oficialmente o sucessor, entre os nomes indicados pela Comissão de Nomeações da Coroa. A Igreja Anglicana tem cerca de 77 milhões de fiéis em todo o mundo.
Traduzido e adaptado de Telegraph
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/novo-lider-da-igreja-anglicana-sera-escolhido-pelo-twitter/#ixzz1qK7R1m5J
Nenhum comentário:
Postar um comentário