Marcadores

quinta-feira, 8 de março de 2012

Diários de um pastor: Aprendendo a esperar (menção a mensagem do Pr. Purin na IB Méier)

Um dos exercícios que um pastor deve fazer é ouvir outros pregadores ministrando a Palavra. Este tipo de exercício serve para não só comparar sua técnica de exposição bíblica com a de colegas mais experientes, mas principalmente alimentar-se da Palavra de Deus. Como disse meu pastor recentemente, o pregador também precisa ser ministrado, precisa estudar a Bíblia sem a preocupação de tirar sermões de lá. Por isso, procuro, sempre que posso, assistir ou ouvir a algumas pregações de colegas mais rodados na estrada do ministério.

Esta semana, enquando navegava no Facebook, vi um link para uma mensagem da Igreja Batista do Méier, ministrada pelo pastor João Reinaldo Purin Jr no culto noturno deste último domingo. Assim que vi o título, percebi que seria boa, pois ele falava sobre a paciência. Assim que liguei o vídeo, congelei e comecei a me deliciar com a bela mensagem. Expondo o texto do nascimento de Ismael, o Pr. Purin notou que a impaciência pode causar inúmeros transtornos em nossas vidas. Sim, pois a impaciência de Abraão o levou a decidir ter seu filho com a escrava, em vez de aguardar o cumprimento da promessa de Deus de ter seu filho com sua mulher, Sara.

A partir daí, o Pr. Purin notou como a impaciência pode nos levar a cometer terríveis erros, e expôs algumas áreas onde isso acontece marcadamente, em especial na vida do cristão. Não lembro a ordem da exposição, mas, como diz o outro, a ordem dos fatores não altera o produto (alguém teve um flashback das aulas de matemática do primário?).

Em primeiro lugar, vemos impaciência em nosso meio na questão sentimental. Quantos não são os jovens cristãos que decidem avançar o sinal e ter relações sexuais antes do casamento (ou fora do casamento, como notou o Pr. Purin, pois o conceito e ideal de casamento parece ter ido pro espaço nesses dias). Outros, por medo de ficarem solteiros, decidem se casar com pessoas não-crentes, causando inúmeros transtornos futuros no relacionamento. Ainda outros resolvem se casar sem pensar no futuro, sem estruturar suas vidas a um nível mínimo necessário, gerando dificuldades estruturais que tornam-se complicadas de sanar, posteriormente.

Em segundo lugar, vemos impaciência em nosso meio na questão profissional. Muitos são os cristãos que não pensam ou oram antes de tomarem decisões sobre aceitar ou desistir do emprego onde estão, acreditando que Deus irá prover a eles um lugar melhor para trabalhar ou transformar o local de trabalho. Alguns são até tentados a seguir carreiras ou trabalhar em empresas com péssima reputação, encantados pelas ações do dinheiro. Em outros casos, vemos muitos cristãos que não sabem esperar a hora certa de serem promovidos, apelando para situações carnais e pecaminosas para galgar os lugares mais altos na empresa.

Em terceiro lugar, vemos impaciência em nosso meio na questão financeira. Aqui a situação é complicada, pois o Pr. Purin é de uma igreja grande, de classe média do Rio de Janeiro. Admiro a sua coragem na abordagem do tema. Em todo caso, podemos ver esta impaciência em prática quando vemos pessoas gastando o que não têm para aparentarem ter o que não podem ter. É gente trocando de carro, comprando apartamento chique, vestindo roupa da moda, usando sapatos e bolsas de grife, tudo para aparentarem uma posição social à qual não pertencem. Com isso, muitos acabam se endividando, fazendo enormes buracos em suas contas e ficando reféns do cartão de crédito ou do cheque especial.

Em quarto lugar, vemos impaciência em nosso meio na questão ministerial. Neste caso, o Pr. Purin pareceu alertar mais os seminaristas da igreja, contando sua experiência como ex-seminarista, recém-formado, aguardando o chamado de alguma igreja. Em especial nos casos de ministros que estudam para trabalharem integralmente na obra, esta impaciência é enorme e pode fazer com que algumas escolhas equivocadas sejam feitas. Muitas igrejas também não têm paciência para selecionar seus líderes ou ministros e acabam colocando pessoas que não têm condições nos diversos postos. 

O pastor terminou sua mensagem exortando a igreja a esperar no Senhor e fazendo um breve apelo, perguntando se alguém na igreja precisava de oração nesta questão. Não foram poucos os que foram à frente, ao som de "Jesus, Plano Melhor, nunca chega atrasado, sua hora é perfeita, sua maneira, a mais linda, seja feita a Tua vontade, eu quero é Tua vontade, assim na Terra como no céu".  Fechamento que casou perfeitamente com a mensagem.

Ao fechar o vídeo, percebi que o Pr. Purin havia sido usado por Deus para falar a mim, também. Afinal, aprender a ser paciente deve ser um exercício diário na vida de cada um. Muitos me perguntam se irei assumir alguma igreja, e eu sempre digo: Eu espero no Senhor. Por enquanto, estou em treinamento, tentando pastorear os jovens da PIB do Grajaú. Pode ser que Deus nem me queira à frente de uma igreja, mas sim auxiliando em meio período. Mas, se a vontade Dele for que eu esteja à frente de uma comunidade, sei que o convite chegará na hora certa, para a igreja e a congregação certas. Como diz a introdução da música acima, "é só esperar acontecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário