Marcadores

terça-feira, 6 de março de 2012

Inocentando Bate-Seba (2 Samuel 11, 12)

Nos últimos meses, tem ido ao ar na emissora Record uma série chamada "Rei Davi", que conta, de forma romanceada, o relato bíblico do filho de Jessé, desde sua ascensão ao trono até sua morte. O texto, com diversas inserções para tornar o relato bíblico mais atraente para o público, tem levado o programa à liderança de audiência do horário, sistematicamente derrotando a Rede Globo no processo.

Um relato exposto na série, porém, levantou uma polêmica que, por anos, tem sido exposta em muitos púlpitos pelo nosso país. Falamos do relato do adultério de Davi com Bate-Seba, esposa de Urias, filho de Aitofel e um dos principais do exército israelita. Segundo a série (e muitos expositores da Bíblia pelo mundo), Bate-Seba teria sido culpada de seduzir Davi, levando-o a cometer o ato que resultaria em seu pecado e, posteriormente, no assassinato do próprio Urias. Todavia, em uma discussão no Facebook, um antigo professor meu notou que estavam pintando Bate-Seba de forma errada, pois ela era uma vítima na história.

Intrigado, comecei a pesquisar sobre o tema, e rapidamente percebi que, de fato, possuímos uma leitura pouco isenta sobre o caso. Foi então que, externando meus instintos de detetive (eu adoro séries policiais na TV), resolvi explorar melhor o texto. Com isso, descobri que cometemos, todos estes anos, uma grande injustiça com a moça. Vamos às provas:

Prova 1: A geografia do incidente: Muitos leem 2 Samuel 11.2 e imaginam a seguinte cena: Davi está em seu terraço, olha pra baixo e vê, no pátio de seu palácio, uma jovem nua se banhando. Quem imagina esta cena, imediatamente culpa Bate-Seba, pois acha que ela foi lá propositadamente para seduzí-lo. O texto, porém, não apresenta a cena desta forma. Vejamos o texto:

"Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho" (NVI)

"E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista". (ACF)

"Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa". (ARA)

"Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho". (NTLH)

Vendo estas versões, percebemos que o texto não apresenta o local exato onde Bate-Seba se banhava. Poderia ser no pátio ou não. Porém, quando lemos o v. 4, percebemos que Davi teve que mandar mensageiros buscá-la. Se Bate-Seba estivesse dentro do palácio, Davi teria conseguido chamá-la ou ir atrás dela facilmente, sem ser notado.

Não foi este o caso. Bate-Seba estava, provavelmente, em seus próprios aposentos, e foi observada por Davi porque o palácio ficava em uma posição elevada, em relação às moradias da população. Além disso, provavelmente tais moradias eram próximas, o que favoreceu Davi a observá-la.

Prova 2: O momento certo: Poucas pessoas dão atenção ao v. 1 neste relato. O texto comenta que era o período em que os reis costumavam sair para a guerra, mas que Davi ficou em Jerusalém, em seu palácio. É provável que a cidade estivesse quase totalmente despovoada de homens, com todos em combate. Davi teria a chance perfeita de observar as jovens da cidade. É possível até que ele já tivesse de má intenção, mas isso é especulação. O fato é que Davi viu, de seu terraço, uma jovem se banhando.

O detalhe, entretanto, é que este não era qualquer banho, pois várias versões citam, no v.5, que Bate-Seba havia se purificado de sua menstruação:

"Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua mens­truação. Depois, voltou para casa." (NVI)

"Então Davi mandou mensageiros que lha trouxessem. Ela veio e Davi dormiu com ela. Ora, a mulher, depois de purificar-se de sua imundície menstrual, voltou para a sua casa". (Versão Católica)

Ou seja, Davi percebeu que o banho da jovem era ritual, que ela se purificara de sua menstruação. Com isso, ela não estaria em período fértil, o que impediria uma gravidez indesejada que denunciasse seu crime. Por isso, Davi percebeu que o momento era o melhor para tomar aquela jovem.

É claro, o resultado nós conhecemos: Davi quebrou a cara, pois Deus permitiu que Bate-Seba engravidasse, tornando seu pecado público. Não o assumiu, matou Urias e desposou Bate-Seba, tudo para encobrir seu enorme pecado. Até aí beleza, mas temos outra prova que denuncia a culpa de Davi.

Prova 3: A parábola do profeta: No capítulo seguinte, vemos o relato em que Natã vai ao Rei Davi contar a ele sobre seu pecado. Nos vv. 3 e 4, Natã conta que havia dois homens em uma cidade, um rico, cheio de ovelhas e bois, e um pobre, com uma simples ovelhinha que cuidou como sua filha. Quando um viajante chegou à casa do rico, este mandou pegar a ovelha do pobre para servir ao viajante, em vez de usar uma das suas. O rei se ultraja e diz que tal rico merecia a morte, mas Natã o quebra e diz que o rico era ele e o pobre era Urias, sendo a ovelha Bate-Seba.

O que o texto nos mostra é que, no relato, o profeta usa uma figura passiva, um animal que não faz mal e que foi simplesmente tomado pelo rico, para representar a esposa de Urias. Ou seja, na caracterização do adultério em 2 Samuel 12, toda a culpa recaiu sobre Davi. Bate-Seba foi a vítima, tendo sido "tomada" pelo rei (2 Samuel 12.10).

Com este cenário, percebemos então que a forma como o adultério foi construído pela série e por muitos pregadores não condiz com o texto bíblico. Bate-Seba foi tomada por Davi, usada, e só não foi descartada porque engravidou, contra a natureza humana. Neste julgamento, Bate-Seba merece a inocência.

43 comentários:

  1. Então, eu não acho que as pessoas culpem Bate-Seba diretamente pelo fato. Se você ler o meu livro OS GUETOS DA ALMA, quando falo sobre este incidente, eu insisto em dizer que Davi poderia ter evitado tudo isso, exatamente por estas razões: deveria estar na guerra e aquela era mulher de outro.
    A questão geográfica acho quase impossível discernir, porque o texto nao deixa isso claro, sobre a posição da casa ou do castelo. E por fim, nao sei se o fato dela terminar a menstruação foi incentivo a Davi, 'achando que ela nao engravidaria", porque neste caso estamos pensando com a nossa cabeça e conhecimento, e colocando-a na cabeça do Rei de Israel.
    Acho sim, que Davi foi culpado porque estava no lugar certo (seu palacio), na hora errada. Acho que Davi é o culpado porque ele desejou a mulher do outro (afinal de contas poderia ter tantas mulheres sem 'donos' que desejasse) e o culpado foi ele, porque ele era o Rei...e tirando a questao moral que enfraqueceria seu trono, quem ousaria a negar-se ao Rei? Pensa nisso...mas Bate Seba com certeza é a menos culpada de tudo. Acho, incluisve que a record esta passando a ideia que ela era apaixonada por Davi, por muitos anos antes do evento trágico entre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem alguem inocente nesta historia este morreu que e urias os outros dois tem suas parcelas de culpa so que a biblia dar mais ênfase a davi por ser o rei de isrrael e ser considerado um homem segundo o coracao de Deus.isto nao isenta a mulher que tbm cometeu adulterio perceba que a biblia chama davi de adultero e assassino mais nao diz que ele violentou estuprou a mulher isto indica que eles tiveram relacao de livre e espontania vontade.alguem pode dizer ele era rei ela nao podia se negar.na verdade ela teve a oportunidade de realmente provar sua inocencia se negando a se deitar com outro homem independente da posicao do homem.Deus nao a teve por inocente prova disso que ele mata a crinca trazendo juizo sobre os dois e este juizo se estende sobre a casa de davi pois a mulher ja havia sofrido sua parte.

      Excluir
    2. Kkkkk vc se esquece do "lugar" da mulher naquela sociedade, do poderio do Rei naqueles tempos . Nada adiantaria ela resistir ao Rei,justamente para evitar um estupro ela cedeu. Ele só queria um momento de prazer e ela deve ter tido medo ,pavor mesmo ,mas deve ter pensado "se eu não resistir logo acaba e vou embora ,ninguém precisa saber ,ninguém se machuca, mas ela engravidou ! Lembrando que a pena para adultério era a morte de ambos por apedrejamento. MULHERES NÃO OPINARAM, APENAS OBEDECIAM

      Excluir
    3. Duvidas:
      Será que Bete-seba estava na data certa ou atrasou se para a purificação?
      Quanto tempo seu esposo, Urias estava fora?
      Algumas mulheres no período de fértil tem suas necessidades aflorada.
      Porque que então não deixar rolar, "Não é qualquer homem, é o Rei Davi, conhecido e respeitado" afinal, quem falará contra o rei?
      Pois é...Fazer valer as palavras dos três jovens, Ananias, Azarias e Misael Daniel 3: ..."Deus pode nos livrar e se não, fica sabendo, ó rei, que não nos curvaremos!"
      Ambos Pecaram, ele mais ainda, pois usou a autoridade conferida por Deus, para satisfazer seus pecados, Típicos de Alguns nos dias de hoje!
      Que Deus Tenha misericórdia de nós!!


      Excluir
    4. Eu concordo com os comentário de nell corrêa. Mas depois que casou com Davi ela exerceu sobre ele uma grande influência, de tal modo que seu filho Salomão só recebeu o Trono pela pressão dela, pois o sucessor de Davi era o seu filho mais velho que Davi chamado de Adonias, que mais tarde veio ser morto a mando de seu irmão Salomão. E tragédia em cima de tragédia.

      Excluir
    5. Inacreditável essa "poderia desejar qualquer mulher sem dono" "Pr".Wellison! Inacreditável! O plano, a vontade e o padrão de Deus nunca foi que os homens desejassem qualquer mulher q "não tivesse dono", mas sim A mulher pela qual ele deixaria pai e mãe para se unir. Isso sempre fi abominável para Deus. Apenas tolerado pela sua misericórdia. Péssima a sua colocação!

      Excluir
    6. Em parte concordo consigo. No entanto, Bate-Seba é também culpada porque embora estando em sua casa ali perto do Rei. Embora o Rei não soubesse quem era ela, logo de seguida seu servo indagou-lhe que era a "MULHER" de Urias. Portanto, ao saber disso e sabendo que estava pecando contra Deus e contra o marido dela nunca devia (muito menos com rei) cair nessa asneira. Ele já pensou se fosse ao contrário!? Ela já pensou se fosse ao contrário!? Quem gosta de passar por uma situação destas!? Repare este exemplo parecido: Conheço um homem "casado" que viviam na casa dos sogros (pais dela). Acontece que tempos depois outra irmã dela que vivia ali junto entre para casar. Com o decorrer dos tempos o noivo dela foi apanhado a assediar a irmã casada e o marido veio a saber. Houve pancadaria velha!!! No entanto a casada ficou prenha 2 vezes e nega que é mentira. Hoje estão separados e nunca mais os vi. Você insiste que Davi podia ter evitado tudo isso, sim podia mas, ela também podia ter feito da mesma forma, evitar! Quando foi convidada a se chegar ao Rei, sabia que era crime o que estavam planeando. Portanto, tanto ele como ela são culpados bem como na minha peripécia. Eu já fui estudante da bíblia, mas ao conhecer este relato de Bate-Seba, de José, Putifar e outros mais...estou cada vez mais descrente. Então a bíblia mostra que Deus é o Criador de todas as coisas e tem as Suas Leis que devem ser respeitadas, Ele não está vendo que estas e outras coisas o desrespeitam e os seus filhos andam á deriva envergonhados. Antigamente falava com eles, agora; nada. Tudo faz o que quer, bel ou mal e está tudo certo. Este mundo está virado de canelas ao ar! Se alguma coisa neste género acontece o marido vai preso porque cometeu violência doméstica. Agora eu também deixei de acreditar, tenho de ser como Tomé! Um Abraço, até mais...

      Excluir
    7. "Cair nessa asneira". A maior autoridade era o Rei, não é como hj, ela não poderia ser negar ao pedido do Rei.

      Excluir
  2. Fala, pastor, grande honra ter o senhor por aqui.

    Sobre a questão geográfica, apesar do texto não deixar claro, é fato arqueológico que o palácio de Davi ficava em uma posição elevada em relação à cidade. Mesmo que não fosse uma elevação muito grande, ele certamente teria visão avantajada da cidade, por estar no terraço do mesmo.

    Sobre a questão da menstruação, vou pesquisar mais sobre o caso, pois pode, de fato, ter sido uma divagação muito grande minha. Será que as pessoas da época de Davi sabiam que a menstruação tornava a mulher infértil por um tempo? É uma boa área de pesquisa.

    Agora, sobre a questão de Bate-Seba não se negar ao rei, por ele ser rei, isso prova meu ponto. Bate-Seba foi uma vítima, que se viu sem saída: Ou se entregava ao rei ou teria um destino incerto, porém bem difícil. Quando Natã aponta o pecado de Davi em 2 Sm. 12.10, fala que Davi a tomou como mulher. É um ato ativo de Davi, passivo de Bate-Seba, e não da forma como tem sido retratado pela série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas são estas palavras que o Senhor Jesus continue te abençoando. Humilde homem de Deus , Deus é contigo e te levará a lugares altos só permanece na posição que ele te chamou!

      Excluir
    2. E claro que sabiam a relação entre menstruação e período fértil, nessa época um filho era cobiçado por todas as mulheres casadas ,pois as mulheres tinham na gravidez e maternidade o único motivo para se viver ,ja que a sociedade lhes impunha apenas o dever da procriação. Veja o caso de Sarai, riu do anjo quando ele disse que concederia, porque já havia perdido o "costume" das mulheres . E o caso da mulher que se disfarça de prostituta e deita com Jacob, sabia o seu período fértil direitinho !!!!

      Excluir
    3. Só corrigindo, não foi com Jacó que a nora(vestida de prostituta) se deitou, mas sim com Judá.
      Deus abençoe.

      Excluir
    4. Tamar nome desta nora que se fez de prostituta para engravidar de Judá

      Excluir
  3. André,
    "Será que as pessoas da época de Davi sabiam que a menstruação tornava a mulher infértil por um tempo?"
    Eu acredito que sabiam por um motivo: Já que não haviam métodos anticoncepcionais como hoje, isso deveria ser um conhecimento básico. Mas estou só conjeturando, não posso afirmar isso.

    Também não sei se podemos inocentar totalmente Bate-Seba. Nunca acreditei que ela teria seduzido Davi, na verdade nunca tinha ouvido essa teoria... rs No entanto, é verdade que ela se entregou porque ele era o rei, e não se diz "não" a um rei. Mas se usarmos isso como justificativa para a inocentarmos, podemos também justificar muitos pecados cometidos em obediência a autoridades ou a pessoas que detêm poder sobre o corpo para o ferir ou matar, além de desmerecer muitos que negaram ordens superiores que desagradariam a Deus e até morreram por isso. Como exemplo bíblico do que estou falando, será que justificaria a Misael, Hananias e Azarias se curvarem ante à estátua de Nabucodonosor por ser este um rei, digno de obediência como autoridade constituída por Deus, e por este poder lançá-los na fornalha? Sei que os casos são bem diferentes, apenas acho que o princípio é o mesmo mas com diferentes agravantes. Mas com isso não quero condenar Bate-Seba. A verdade é que eu não sei se ela poderia ser inocentada ou não. Mas pessoalmente, acredito que não, sem certeza alguma.

    ResponderExcluir
  4. Seus argumentos são muito válidos, Vini. E é por isso que alguns estudiosos afirmam que Bate-Seba, na verdade, foi estuprada. Apesar do cap. 11 não dar isso a entender, o cap. 12, v. 10, apresenta esta possibilidade, quando Natã fala que Davi tomou Bate-Seba para si, para ser sua mulher.

    Sobre os três amigos de Daniel, eu creio que as histórias possuem fundamentos completamente diferentes. Os três estavam diante de um rei pagão e Deus usou a sua audácia e fé para mostrar que só Ele era Deus, ao salvá-los da fornalha. Era propósito de Deus agir com base em sua coragem, e tenho plena certeza de que esta coragem foi sobrenatural (ninguém em sã consciência aceitaria se entregar ao martírio se não estivesse cheio do poder de Deus). No caso de Bate-Seba e Davi, vejo um caso onde o pecado humano sobrepõe-se aos desígnios divinos, com Davi desviando-se ao cair em tentação. Bate-Seba, como Natã comenta, é a ovelha que foi tomada de seu pobre dono. Por isso a inocentei.

    Mas gostei de sua argumentação, é uma linha interessante de raciocínio. A minha, expus acima. Para tirar a prova dos nove, teremos que ir mais a fundo, nos originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A derradeira dúvida é se Bétsabe é digna de de ser defendia, todos podem ou deveriam concluir que em qualquer ípotese Davi pecou. O que atrai dúvidas é, bétsabe em algum momento poderia repudi-lo? já que para os judeus, acima da vitalidade surpéflua ("já que eles deveriam acreditar em vida apos a morte") a pureza é de longe mais importante (afinal estavam diante do Deus vivo) como é comprovado em lêviticos e independente das circunstâncias (Davi ser rei, ele ser belo, risco de morte) ela deveria ter atentado para sua fidelidade, se ainda não há respostas para tais indagações a integridade de Bétsabe fica ainda (infelizmente) em questão.

      Excluir
    2. Oi, paz. tbm acredito que ela sofreu abuso. Por mais que tivesse sido consentido, seria só por ele ser o REI.

      Excluir
  5. Sim, os casos eram diferentes dos amigos de Daniel e de Bate-Seba. Mas achei bom usar como exemplo porque Deus bem que poderia não tê-los livrado da fornalha (assim como não livrou milhares de outros mártires que morreram por causas de mesma natureza), e da mesma forma eles teriam morrido por contrariar a ordem de um rei a praticarem idolatria. São pecados diferentes, mas um não é mais grave que o outro, visto que segundo Lv20:10 tanto Bate-Seba quanto Davi deveriam ser mortos por esse pecado, mostrando o quão grave era.
    A questão de Bate-Seba poder ter sido estuprada é interessante. Não acredito muito nisso porque o jeito que o texto narra o acontecimento dá a entender que ela não foi forçada, embora não afirme nada (o texto de 2sm11). Ainda nesse caso acho interessante parar para pensar que, a mulher que fosse estuprada e não gritasse por socorro também deveria sofrer pena de morte (Dt22), e embora que ninguém ousaria salvá-la das mãos do rei, entendemos que o que Davi fez foi escondido. Acho que isso não elimina, mas enfraquece um pouco essa hipótese. Ainda assim é algo a se pensar.
    Mas agora já to conjecturando muito.
    Espero ter ajudado nos meus comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é porque eles não foram apedrejados ..alguém consegue me explicar .por favor ..meu ZAP .91.981738026

      Excluir
  6. olá sou Jorge e quero dar meu parecer sobre esse episódio, vejam bem, na minha visão nada acontece da noite para o dia; a não ser que o cara seja um ladrão que pega a vítima nas escuras da noite; vamos pegar para fazer uma reconstituição de fatos uma pessoa que mora em apartamento terceiro andar logo do lado temos outra pessoa que mora no sexto andar, será que essa pessoa do terceiro andar pode ficar nua com as janelas abertas sabendo que em frente tem outra pessoa no sexto andar ? claro que a pessoa que está no ultimo andar vai ver a pessoa do terceiro , o que a mulher tinha que fazer não fez , tinha que se proteger. por isso, por não vigiar pagou caro, ela foi coadjuvante porque pecado de adultério só acontece se tiver a segunda pessoa, pela lei ela e davi deveriam serem mortos, olha o que diz a lei, ela teria que ter gritado, e logo após ter denunciado, mas não o fez. então entendemos que ela consentiu ; depois que ficou grávida foi que reclamou a davi ela também achava que nada viria a baila ou seja a tona, bem que diz um ditado popular, coração do outro é terra que ninguém vai. quando a mulher ama de verdade ao seu marido seja com quem for ela jamais tem a coragem de traílo nem que seja ela tivesse que perder a própria vida. porquê davi era o rei poderia sair comendo as mulheres de quem quer que seja ? pensa se fosse a sua mulher se você iria defender o rei; coloca-se no lugar do urias, em nossos dias tem também isso acontecendo, pastores que não vigia cometendo adultério com a esposa de irmãos na igreja falo porquê tenho provas e não um só caso não. não podemos passar a mão na cabeça de nenhum dos dois , pois todos de igual modo pecaram, ele mais ainda porque deixou de vigiar e dar o exemplo mas pagou caro , não morreu ,mas seus filhos mais tarde morreram em seu lugar, porque o senhor disse por intermédio do profeta natâ que a espada não sairia de dentro da casa do rei. cumpre -se a palavra quando o senhor diz que visita a maldade dos pais nos filhos ate a terceira geração. pois amados irmãos a coisa é mais séria do que pensamos, nada está encoberto aos olhos do senhor ,não estou aqui para fazer julgamento de quem quer que seja, pois cada um de nós estamos sujeitos ao pecado, basta deixarmos de vigiar, sabemos que o senhor pune mas também sara as feridas davi pecou, confessou e a bíblia diz quem confessa e deixa alcança misericórdia, que o senhor nosso DEUS tenha misericórdia de todos nós amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Porque devemos sim honrar nosso esposo e não nos sujeitarmos a tais condições mesmo que estes sejam autoridades. Isso é ser fiel a DEUS primeiramente, mesmo que nos leve a morte. Sou mulher e sou casada e fiel ao meu esposo.

      Excluir
    2. E isso...fácil de entender e sem blá blá blá.Concordo plenamente.Infelizmente temos visto muitas pessoas pecando como Davi e Bete-Seba.Mandou bem o anônimo.

      Excluir
    3. Muito bem m Antônio de não fosse a graça eu que o diga,

      Excluir
  7. Parabéns pela exposição do texto! Deu-me forças para continuar! Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Então a santa foi forçada? Não,ela também quis pois se ela fosse uma mulher honrada no mínimo se recusaria.

    ResponderExcluir
  9. Não entendi porque Deus permitiu que Davi se casasse com Bate Seba e ainda abençoou esse casamento e também abençoou o filho deles Salomão. Me respondam por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filho do adultério morreu (II Samuel 12: 15 - 18). Salomão foi outro filho, que nos lembra que a graça e o perdão de Deus são maiores que nossos pecados (como acontece com outros personagens da linhagem de Cristo, como Raabe)

      Excluir
  10. Um abismo chama outro abismo.vemos um resultado de um Home de Deus pecar.pecado não se defende ou enoçenta.O rei Davi responde tudo pequei.sem desculpas mas confeçando e sendo perduado.mas com consequência.neste momento do pecado Davi perde à moral e o controle da sua casa. Este pecado faz dele um homem fraco na sua própria casa.mas a diferença de Davi e que ele confessou para Deus que o tempo de esconder o pecado chegou e ouviu a sentença não como rei.mas como um homem que queria conçerta o seu relacionamento com Deus.quando o profeta faca ele ouvia e quando o profeta falou e você este homem.ele respondeu o que Adão lá Jardim deveria responder pequei

    ResponderExcluir
  11. A espada nao se apartara da tua casa.

    ResponderExcluir
  12. No meu ponto de vista bate- seba foi sim estuorada !!
    A prova disso é que o rei Davi colheu o fruto desse estupro , quando mais tarde viu o filho estuprar a sua filha .
    Alguns dizem que Davi foi omisso em não repreender o filho , mais tenho pra mim que sua consciência não o deixava já que ele lembrava de ter feito o mesmo com a mulher de Urias ( forçado a deitar com ele ) enfim , ela não se negou por que queria mais porque não se podia negar nada o rei e sim , sexo não consensual é estuprou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse episódio do filho de Davi ter estuprado Tamar foi bem antes de Bete-Seba entrar na escola. Então ele nem fazia idéia do que estaria por vir quando cometeu esse pecado

      Excluir
  13. O erro fatal de Davi, foi não está na guerra!

    Ele é o maior culpado e ponto.

    O próprio Jesus nos diz: orai e vigia. o espírito está pronto;mais a carne é fraca.
    Outro exemplo inverso: Moisés, e a mulher de Potifar.

    Davi não vigiou nadinha. O vaso era pra está na guerra e não passeando no terraço.

    Mas essa passagem nos ensina muito, que não devemos substimar a nossa carne e que não devemos dá um passo sequer sem o direcionamento divino.

    Ainda tentou mudar os fatos. Erros atrás de erros ! Estava mais perdido que cego no tiroteio.

    Fiquem na paz irmãos!

    ResponderExcluir
  14. Minha dúvida é a seguinte :O texto da bíblia só fala em imundícia no versículo 4 após se deitar com Davi.Essa purificação que trata no mesmo versículo não seria a purificação do banho após a relação sexual?
    Vejo que no texto do irmão, o mesmo diz que Davi viu Bate Seba se purificando da menstruação no banho mas, isso acontece depois...

    ResponderExcluir
  15. São muitas discussões desnecessária a bíblia quase como sempre é um livro suscito de poucos detalhes dizer que Bate Seba é inocente é de fato o cúmulo do absurdo ela teria todas as condições de se recusar a ter relações com outro homem a não ser com o seu esposo pois ela teria mecanismo para isso pois eu creio que se levantaria alguém piedoso para ajudá-la ou até mesmo Davi poderia se consientizar do seu próprio erro após a sua recusa porém ela se deitou com ele por livre e espontânea vontade sem demostrar qualquer reação demonstrou com isso ser uma mulher sem caráter e princípio diferentemente de Nabote que não sedeu a pressão do Rei Acabe em relação a sua videira.

    ResponderExcluir
  16. Eu quis dizer que a bíblia é um livro sucinto acabei digitando a palavra errada na pressa.

    ResponderExcluir
  17. Pelo qhe estudei, bate seba era neta de aitofel, e não urias filho de aitofel. A genealogia esta na biblia, bate seba filha de eliã( chefe da Guarda ) nos encontrados arqueologicos mostra uma casa abaixo de Davi uma casa de chefe de guarda, era comum bate seba estar ali, ja era familiar, aitofel era avô dela. Por isso aitofel guardou mágoas de Davi e o traiu como vingança, um dos seus conselhos foi que Absalão tomasse as mulheres de Davi, porque foi isso que Davi fez contra bate seba

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante .porém minha dúvida era sobre Davi ter visto ela tomando banho .como ele viu ? E vc explicou bem e faz muito sentido
    Sobre ela ter sido violentada acredito que não deve ter cedido
    O fato era que ela devia ser muito bela
    Tanto que Davi fez sua esposa
    Ele poderia ter simplesmente sua concubina mas ele amou ela
    A beleza sempre foi uma arma do diabo para o homem já que são muito visuais
    Salomao fala sobre isso em provérbios
    E muitas mulheres usam disso como vantagem
    Embora isso não tem nada a ver com Deus
    Se a mulher bela for sabia assim como sara pq abraao dizia que era muito bonita que até faraó a quis
    No caso de bate seba não sei dizer se ela foi imposta mas ele era um rei ela uma mulher simples talvez tenha se encantado por algo que pra ela era valioso uma vida que ela nunca teve
    Eu sei que a Record errou como fez o encontro dos dois
    Mas entendi perfeitamente o que ela quis dizer sobre o diabo plantar uma semente e vc alimentar o pecado
    E ai da fruto no caso da novela foi dessa maneira ela alimentava um sentimento por ele e qnd surgiu a oportunidade ela não êxitou pelo desejo que ela tinha re estar com ele
    Era um pecado mas pra ela era mais que isso era impossível ele sequer vê-la
    O diabo faz isso uma semente só da fruto se a gente alimentar
    Da mesma forma Deus se vc quer alcançar algo vc tem que crer e alimentar sua fé até alcançar
    Mas agradeço a vcs por explicar as dúvidas que surgem na leitura
    Pq as vzs e facil vc julgar sem entender mais profundo mas qnd vc procura entender melhor vc olhar os dois lados e ver o conceito de Deus e humano

    ResponderExcluir
  19. bom no final das contas depois do fato ocorrido o pivô de tudo isso foi o próprio rei Davi, que poderia evitar a situação como rei pra dar exemplo chamaria a mulher e seu esposo Urias pra orientar bateseba a não se banhar em locais onde pode ser vista.dificil pra Davi foi o cálice que ele estava tomando depois que a espada do Senhor desceu sobre sua casa, coisa orrivel pra um rei pior do que a morte

    ResponderExcluir
  20. Sim , também sempre entendi que a culpa sera de Davi,estava na hora e lugar errado. Deveria estar na guerra estaria com a mente ocupada. Hoje muitos estão dispersos e o inimigo pronto para alcançar uma nova bandeja.

    ResponderExcluir
  21. É notório que Bateseba sofreu abuso. Quando Natã profetiza a Davi, diz que o que ele fez em oculto o Senhor o faria à vista de todos. Uma das "colheitas" de Davi foi o abuso que Tamar sofreu e quando Absalão teve relações com as esposas e concubinas de Davi, no terraço do Palácio, à vista de todos. Também acho que ele não repreendeu Amnon por já ter feito igual com Bateseba. Outro detalhe importante é que Davi manda chamar Bateseba quando indica Salomao como seu sucessor, como se "devesse" algo a ela.

    ResponderExcluir
  22. O maior erro é analisar o episódio com a visão do mundo moderno, para se iniciar qualquer parecer sobre a passagem primeiramente devemos nos colocar naqueles tempos, naqueles costumes, ou seja, conhecer os costumes daquela sociedade, da religião judaica e principalmente lembrarmos que naqueles tempos mulheres não tinham direitos e somente deveres. Partindo destas premissas por óbvio se chega a conclusão de que em todo o relato bíblico quem tinha à autonomia era o rei Davi, ele a avistou do alto de sua sacada, fica evidente que não foi um “avistamento”premeditado por Bete-Seba, o rei mandou buscá-la, logo não era um encontro agendado, não havia um caso pregresso entre os dois, o rei Davi tinha outras esposas e também concubinas provando que ele não era monogâmico e se somente após o ocorrido com Bete-Seba Deus o puniu, se percebe que o fato de Davi ter mais de uma esposa e concubinas não era um pecado aos olhos de Deus… Bete-Seba poderia dizer não ao rei? Poderia sim… talvez morreria, mas poderia… o fato de ser a parte frágil da passagem bíblica não à isenta do pecado, mas o que se discute é se ela procurou o pecado ou se foi levada a pecar… a meu juízo, ela foi obrigada a pecar, logo foi estuprada… alguns dirão que por ela ter casado após a torna pecadora, mas se coloquem na posição dela, grávida, viúva e sozinha… naquele tempo não existia pensão pós morte, não havia pensionista das forças armadas e muito menos o direito à propriedade, pois todas as terras eram do rei… óbvio que ela casaria com o rei Davi.

    ResponderExcluir